Formação


Professor, você sonha também em ser um astrônomo, engenheiro, fazer um mestrado ou doutorado com foco na temática espacial, ou simplesmente participar de um curso rápido para atualizar seus conhecimentos sobre a “fronteira final”? Seu sonho pode estar mais próximo do que você imagina! Nesse espaço, disponibilizamos links para cursos em todos os níveis e modalidades, para que você possa voar mais alto e melhorar ainda mais a educação brasileira! Conhece um curso e gostaria de divulgar? Envie um e-mail para  normareis@mec.gov.br

Graduação

Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA: localizado em São José dos Campos/SP, no Vale do Paraíba, o Instituto possui incontestável excelência na formação de profissionais em diversas áreas, tais como engenharia aeronáutica, engenharia eletrônica, engenharia mecânica-aeronáutica, engenharia civil-aeronáutica, engenharia de computação e engenharia aeroespacial. Seu processo seletivo é altamente competitivo e ele já formou incontáveis profissionais de sucesso como o próprio astronauta brasileiro Marcos Pontes. Uma excelente alternativa para quem gosta de engenharia e espaço.

Universidade de São Paulo – USP: a Universidade oferece curso de engenharia aeronáutica, que conta com a participação do astronauta brasileiro Marcos Pontes. Acesse o site da Escola de Engenharia de São Carlos para saber mais.

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP: a Universidade de São Paulo agora oferece um curso de Bacharelado em Astronomia. Uma excelente opção para quem deseja se aprofundar nos mistérios do Universo!

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ: a Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece, por meio do Observatório de Valongo, oferece o curso de graduação em Astronomia. O curso conta atualmente com 13 professores, sendo 12 doutores, e cerca de 100 alunos. le tem como objetivo formar profissionais que possam atuar, tanto no campo teórico, como observacional, instrumental e, também, no de divulgação científica.

Mestrado

Instituto Nacional de Estudos Espaciais – INPE: localizado em São José dos Campos/SP, o INPE possui tradição e excelência na oferta de cursos de pós-graduação no setor espacial, em áreas como astrofísica, meteorologia, sensoriamento remoto, engenharia e tecnologia espaciais, ciência do sistema terrestre e computação aplicada. O aluno pode ainda pleitear matérias isoladas.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN: oferece um mestrado profissionalizante, sendo uma de suas linhas de pesquisa Educação em Astronomia e Ciências da Terra. O curso tem por objetivo contribuir com a formação de professores em exercício que atuam em escolas de educação básica e nas instituições de ensino superior nas áreas de Ciências da Natireza, Matemática ou áreas afins.

International Space University – ISU (Universidade Internacional do Espaço): localizada em Estrasburgo, na França, oferece formação para profissionais e estudantes com diferentes formações e atuação profissional. Os alunos são selecionados diversos países do mundo e estudam durante um ano disciplinas diversas relacionadas ao setor espacial, tais como engenharia de espaçonaves, medicina espacial, direito espacial, política espacial, ciências espaciais e muito mais. O aluno também tem a oportunidade de desenvolver três meses de estágio em agência espacial ou indústria espacial de qualquer parte do planeta.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA: localizado em São José dos Campos/SP, no Vale do Paraíba, o Instituto pertence ao Centro Técnico Aeroespacial e  possui incontestável excelência na formação de profissionais em diversas áreas. Saiba mais sobre seus programas de mestrado em engenharia aeronáutica e mecânica, engenharia eletrônica e computação, física e engenharia de infraestrutura aeronáutica.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (mestrado profissionalizante): a instituição oferece ainda cursos de mestrado profissionalizante em parceria com instituições como a EMBRAER, em áreas como engenharia aeronáutica e turbinas a gás.

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG/USP: o Instituto foi o primeiro no Brasil a oferecer pós-graduação na área de Astronomia, e algumas de suas linhas de pesquisa são Astronomia Fundamental, Dinâmica de Sistemas Planetários e Mecânica Celeste, Astrofísica Estelar, Aglomerados de Galáxias, Galáxias, Cosmologia, Meio Interestelar, Astrofísica do Sistema Solar e Radioastronomia.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ: oferece programa de pós-graduação stricto sensu em Astronomia. Acesse o site, entre em contato e saiba mais.

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=5616 :

Parceria UnB-Ucrânia formará quadros para o futuro do Programa Espacial.

O Curso de Engenharia Aeroespacial habilitará os futuros integrantes do programa espacial brasileiro.(UnB – DF)

Alunos do mestrado da Engenharia Aeroespacial da UnB passarão seis meses na Ucrânia para conhecer o projeto do foguete Cyclone-4

A UnB faz parte da proposta com o mestrado em Engenharia Aeroespacial que formará quadros para a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), com sede em Brasília. (Acesse o link acima e saiba mais)

Doutorado

Instituto Nacional de Estudos Espaciais – INPE: localizado em São José dos Campos/SP, o INPE possui tradição e excelência na oferta de cursos de pós-graduação no setor espacial, em áreas como astrofísica, meteorologia, sensoriamento remoto, engenharia e tecnologia espaciais, ciência do sistema terrestre e computação aplicada. O aluno pode ainda pleitear matérias isoladas.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA: localizado em São José dos Campos/SP, no Vale do Paraíba, o Instituto possui incontestável excelência na formação de profissionais em diversas áreas. Saiba mais sobre seus programas de doutorado em engenharia aeronáutica e mecânica, engenharia eletrônica e computação, física e engenharia de infraestrutura aeronáutica.

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG/USP: o Instituto foi o primeiro no Brasil a oferecer pós-graduação na área de Astronomia, e algumas de suas linhas de pesquisa são Astronomia Fundamental, Dinâmica de Sistemas Planetários e Mecânica Celeste, Astrofísica Estelar, Aglomerados de Galáxias, Galáxias, Cosmologia, Meio Interestelar, Astrofísica do Sistema Solar e Radioastronomia.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ: oferece programa de pós-graduação stricto sensu em Astronomia. Acesse o site, entre em contato e saiba mais.

Pós-Doutorado

Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA/MCT: o laboratório oferece pós-doutorado e anuncia oportunidade de bolsa nesse nível de ensino, confira!

Especialização

Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA: o Instituto oferece diversos cursos de um semestre de duração, em áreas como engenharia de armamento aéreo, análise de ambiente eletromagnético e gestão de projetos. Ele também oferece um curso de extensão.

Extensão

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG/USP: os cursos são oferecidos anualmente pelo Departamento de Astronomia do IAG/USP buscando proporcionar maior conhecimento dos conceitos básicos de Astronomia a todos interessados nessa área. São grandes oportunidades de interação entre a comunidade científica de nosso departamento e profissionais de ensino ou pessoas interessadas em complementar sua formação. Os cursos atualmente oferecidos são “Astronomia: Uma Visão Geral”, “Introdução à Astronomia e à Astrofísica” e “Astronomia para a Terceira Idade”.

Cursos a Distância

Observatório Nacional – ON: oferece um curso de Astronomia e Evolução Estelar totalmente virtual e gratuito, voltado a qualquer cidadão brasileiro que tenha interesse em aprender sobre esses temas, sem pré-requisitos de formação. Com a qualidade de sua excelente equipe de profissionais!

Outros

Curso de Astronomia para a Terceira Idade: ofertado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo – IAG/USP. O curso é totalmente gratuito e tem por objetivo transmitir conceitos básicos de Astronomia e Astrofísica, em linguagem adequada ao público de terceira idade.

Pergunte a um astrônomo

3 Responses to Formação

  1. pamela carvalho disse:

    Sou uma jovem que AMA Astronomia, mas na minha cidade não tem cursos, universidades… de astronomia e eu não tenho condições para ir até outra cidade. O que eu posso fazer?

    • Norma Reis disse:

      Oi Pamela,
      Onde você mora? Veja esse curso a distância do Observatório Nacional – ON. Acho que é um bom começo! É um curso de Astronomia e Evolução Estelar totalmente virtual e gratuito, voltado a qualquer cidadão brasileiro que tenha interesse em aprender sobre esses temas, sem pré-requisitos de formação. Com a qualidade de sua excelente equipe de profissionais! Confira o site: http://www.on.br/site_edu_dist_2011/site/index_ee.html
      Há também vários chats da NASA (em inglês), em que você pode fazer perguntas em tempo real para cientistas da NASA, confira o site: http://www.nasa.gov/connect/chat/
      E… por que você não prepara uma proposta para o programa Ciência sem Fronteiras? Você pode conseguir uma bolsa e estudar fora do Brasil! Confira o site: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf
      Sucesso no seu estudo, espero que essas informações tenham sido úteis!

    • Jackson disse:

      Eu sou um jovem que AMO astronomia, já estou logo terminando os estudos e quero partir ligo para faculdade, mas não sei nem por onde começar, alguma ideia ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: