Projetos


Este é o espaço dedicado a você, professor, que busca ideias inovadoras para tornar a educação mais desafiadora. Aqui, o educador encontrará projetos capazes de “sacudir” a rotina da sala de aula e fazer os olhos dos alunos brilharem para novos horizontes de exploração! Selecione alguns desses projetos e integre ao seu planejamento! Sugira outros projetos para nosso site, por meio de nosso fórum!

PROJETO ERATÓSTENES:

Que tal a sua escola medir (juntamente com outras escolas do Brasil e de outros países) o raio da Terra, assim como Eratóstenes fez há muito tempo atrás?

Há mais de 2000 anos, um grego chamado Eratóstenes, funcionário da biblioteca de Alexandria, mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e Astronomia, observando as disposições das sombras de determinados objetos em duas cidades diferentes durante o meio dia solar.

Anualmente, convidamos professores, alunos de qualquer idade e nível escolar, além de clubes de Astronomia, a participarem do Projeto Eratóstenes, cujas atividades reproduzem este experimento histórico de maneira semelhante, em parceria com outras escolas e grupos localizados no Brasil e em outros países da América Latina.

Com grande importância histórica para a Ciência, este experimento também trará uma rica experiência interdisciplinar para professores e alunos.

Participe em 2012! Inscreva-se gratuitamente!

Para maiores informações acesse:

http://sites.google.com/site/projetoerato

O Projeto Eratóstenes Brasil é divulgado pela OBA e vinculado ao Programa Casa da Ciência, da UFMS, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PREAE/UFMS, em parceria com o Observatório Didático Astronômico da UNESP/Bauru, Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (FPTI/Foz), Departamento de Física da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires (Argentina), Laboratório Pierre Auger, Universidade Tecnológica Nacional, Regional Mendoza (Argentina) e Associação Física Argentina.

OBSERVAÇÃO DO CÉU: O Planetário do Rio inaugurou em julho de 2003 a Praça dos Telescópios que conta com quatro modernos telescópios. A praça está aberta ao público às quartas das 18h30 as 19h:30 e no período de verão das 19h30 as 20h30. A entrada é gratuita e são distribuídas 160 senhas 30 minutos antes do início da atividade.

NOITE DAS ESTRELAS: O planetário Rubens de Azevedo localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará, realiza nas noites de quarto crescente lunar observação astronômica . A participação é gratuita e quem tiver interesse em observar as crateras da Lua, planetas, nebulosas e outros astros celestes, basta ir ao planetário a partir das 19 horas.

EarthKAM – cadastre-se já e tire fotos da Terra a partir da Estação Espacial Internacional! Por meio desse projeto o aluno pode selecionar pontos da superfície terrestre para tirar fotos a partir de uma câmera a bordo da Estação, sendo que as imagens são compartilhadas no site do projeto da NASA, com professores e alunos de mais de 13o países!

NASA ARISS – converse com astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional em tempo real, e ainda promova sua escola na mídia! Esse projeto permite que alunos, com a ajuda de radioamadores, façam perguntas aos astronautas na Estação. Para isso, basta participar de uma seleção com a NASA, que requer o preenchimento de uma ficha de inscrição (acesse aqui a ficha traduzida) e a elaboração de uma proposta de implementação. Acesse aqui um modelo (bastante simplificado) de projeto. O projeto e a ficha devem ser escritos em língua inglesa. Dúvidas? Pode entrar em contato com nossa equipe, ou ligar para Norma: (61) 2022-9385.

MoonKAM – a partir de 2012, alunos de qualquer local do mundo poderão tirar fotos também de pontos selecionados na superfície da Lua! A NASA enviará em setembro deste ano duas sondas gêmeas para estudar as peculiaridades do campo gravitacional da Lua, e essas sondas levarão a bordo câmeras para que alunos solicitem fotos da Lua!

Telescópios na Escola – acesse esse site e saiba como inovar suas aulas, levando seus alunos para observar o céu por meio de telescópios virtuais. Tudo acontece online. No site do projeto, você saberá o passo a passo para participar e encontrará links para observatórios virtuais. Esses observatórios exigem o preenchimento de um formulário de participação. Há uma lista de contatos para cada um dos observatórios, de modo que você pode enviar um e-mail solicitando maiores esclarecimentos.

Dormindo com as Estrelas – executado pela Fundação Planetário da Prefeitura do Rio de Janeiro, o projeto permite que crianças estudem Astronomia durante uma noite agradável no Planetário, em que realizam observações astronômicas, têm sessões de planetário e… dormem! É também uma oportunidade de as crianças passarem uma noite educativa fora de casa e fazerem novos amigos enquanto aprendem sobre os mistérios do cosmos. Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre o projeto:

http://youtu.be/JzzR0_yVymA

Astronomia na Escola, desenvolvido junto aos alunos de 5ª série do Colégio Integral, na cidade de Pato Branco, estado do Paraná. A professora Andréia Pessotto idealizou o projeto a partir da participação do XX EREA.

Mais projetos

The World at Night (TWAN)
Programa UNAWE no Brasil
Astrônomos Sem Fronteiras (original: “Astronomers Without Borders”)
Astronomia para Todos
Astrofotografia – “The World at Night” (TWAN)
Astrofotografia e Instrumentação Astronômica
Astrofotografia de Alta Resolução – Cyberplocos

5 Responses to Projetos

  1. mariana says:

    como construir um telescopio?

  2. pamela carvalho says:

    Amo astronomia!!! Mas na minha cidade não tem curso e eu não tenho condições de ir para outra cidade, nem tenho muito acesso a internet. O que eu posso fazer para saber mais sobre astronomia?

  3. Helika says:

    Norma, eu sou professora de biologia do ensino médio. Na escola onde trabalho estamos implantando conteúdos relacionados com a educação espacial no currículo. Você tem sugestões de projetos? Temos um projeto de pré-iniciação científica muito forte, e buscamos levar temas de educação espacial (astrobio, fisiologia em ambientes extremos, dentre outras coisas) mas não sei quem posso procurar para obter mais informações. Já pude verificar que a maioria dos experimentos e atividades para a área da bio oferecidas pela NASA a estudantes é restrita aos americanos. Tem sugestão de onde consigo mais informações? Sabe se há alguma escola trabalhando com isso no Brasil?
    Muito obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: