Eventos


Aqui, você encontrará informações sobre os mais diversos eventos de divulgação científica espalhados por todo o país, para que possa acompanhar e participar. Passe a ideia adiante!

II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência

O evento será realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, e está sendo organizado pelo Museu Espaço Ciência Viva, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de contar com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro  (Faperj).

Evento será realizado na Casa da Ciência entre os dias 26 e 28 de setembro de 2013. Os interessados poderão obter maiores informações no site http://gaea-astronomia.blogspot.com.br/2013/09/ii-encontro-internacional-de.html

CNPq abre inscrições para Ciência sem Fronteiras Espacial

Estão abertas as inscrições para o Programa Espacial sem Fronteiras, voltado para o intercâmbio de alunos e especialistas em questões espaciais nas áreas de engenharia, pesquisa e indústria. As bolsas são para doutorado, doutorado sanduíche e pós-doutorado. Entre os países que receberão os estudantes, estão os Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Rússia, a Índia e o Canadá.

http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=3761

Curso realizado no Polo Astronômico, em Foz do Iguaçu – Pr,  forma comitê para ensino de Astronomia

Um comitê local do International Astronomical Union (IAU) será criado para formar professores com o padrão máximo da astronomia. Um curso está sendo realizado no Polo Astronômico em parceria com o Network for Astronomy School Education (NASE), até quinta-feira (08), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Ministrado por Rosa Ross, do NASE, o curso conta com a participação de professores e pesquisadores do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Efucação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e representantes de Educação do Uruguai.

Cerca de 30 pessoas participam do curso, somente 15 farão parte do comitê. Comitês semelhantes a este já foram formados em vários países. No Brasil, além do Comitê do Polo Astronômico existem outros em Uberlândia e Bauru.

Estreia mundial do filme “Hidden Universe” em IMAX® 3D

O filme 3D “Hidden Universe” (Universo Escondido) foi lançado em cinemas IMAX® e cinemas de tela gigante em todo o mundo, com estreias marcadas para o dia 28 de junho de 2013 no Centro de Ciências de Great Lakes, Cleveland, Ohio, EUA e para o dia 29 de junho no Planetário Tycho Brahe em Copenhague, Dinamarca. O filme mostra telescópios de vanguarda em imagens de alta resolução, estruturas celestes em 3 dimensões e simulações 3D da evolução do Universo.

Para visitarmos instalações astronômicas de ponta temos normalmente que viajar até aos locais mais remotos do planeta – tais como os Andes chilenos, a altitudes de 5000 metros. Temos agora, no entanto, uma maneira muito mais fácil de chegarmos a estes sítios extremos.

Agora e pela primeira vez em IMAX® 3D, podemos explorar na tela a infraestrutura emblemática do ESO, o Very Large Telescope (VLT), assim como visitar a maior projecto astronômico que existe – o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura internacional astronômica, apoiada pela Europa, América do Norte e Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile, no filme Hidden Universe.

Maiores informações em http://www.eso.org/public/brazil/news/eso1329/

XLII Encontro Regional de Ensino de Astronomia

Acontecerá em Videira (SC) de 01 a 03 de agosto de 2013. A programação e maiores informações podem ser acessadas em http://eventos.videira.ifc.edu.br/erea-videira/programacao/

XLI Encontro Regional de Ensino de Astronomia

Entre os dias  23 a 26 de julho de 2013, acontece o XLI EREA na cidade de Jundiaí (SP). O Evento é destinado a professores que tem interesse a aperfeiçoarem-se nos conteúdos de Astronomia.

Poli

Poli-USP anuncia cursos online e gratuitos de física e estatística

Cursos contarão com o mesmo conteúdo de matérias da universidade e terão

duração média de três meses. Qualquer pessoa poderá participar.

A Escola Politécnica da USP, junto com a Agência USP de Inovação, lançaram nesta quarta-feira o primeiro curso online gratuito da universidade nos moldes dos “MOOCs”, sigla em inglês para cursos massivos online e abertos (Massive Online Open Courses). Qualquer pessoa pode participar, sem restrições. Os Estados Unidos lideram a oferta dessa modalidade com as plataformas Coursera, encubada em Stanford, e edX, administrada por Harvard e MIT.

Aqui no Brasil, o primeiro MOOC da USP vai oferecer duas disciplinas do ciclo básico da engenharia — Probabilidade e Estatística e Física Mecânica Básica. O conteúdo dos cursos é o mesmo que se espera encontrar nas cadeiras análogas da universidade e serão ministrados por professores da instituição. Os cursos foram lançados no Veduca (http://veduca.com.br), plataforma digital brasileira na mesma linha do Coursera e edX.

O curso de Probabilidade e Estatística foi preparado pelos professores Melvin Cymbalista e André Fleury, ambos da Poli. A gravação e edição das vídeo-aulas foram facilitadas pela Fundação Vanzolini. O curso de Física Mecânica Básica por Vanderlei Bagnato, professor do Instituto de Física da USP em São Carlos, que fez toda a produção técnica.

Os cursos terão duração média de três meses, com provas, questionários e aulas gravadas. Ao fim do período, os alunos poderão optar por fazer uma prova final presencial, na primeira quinzena de dezembro. Quem comparecer e tiver rendimento satisfatório, receberá um certificado assinado pelos professores. Os que optarem por fazer a prova final online e tiverem bons resultados receberão um certificado eletrônico.

Os certificados não poderão ser trocados por créditos na graduação ou pós-graduação. Contudo, estuda-se a viabilidade dessa troca. A iniciativa ainda é considerada um experimento, com a intenção de entender o cenário de educação à distância com o uso de novas plataformas.

Interessados podem se registrar no site Veduca (veduca.com.br).

 

top

Escola de Inverno em Astronomia do Observatório Nacional

Público alvo:

Alunos de graduação na área de ciências exatas

Portadores de diploma de nível superior na área de ciências exatas

 

Número de vagas: 80

Data:   de 12/08/13 a 15/08/13 das 10h às 17h

Local:  Auditório do Observatório Nacional

Endereço: Rua General José Cristino, 77, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro

Maiores informações: http://www.on.br/escola_inverno_astro_2013/index.html

2ª Escola de Energia Nuclear

A segunda edição da Escola de Energia Nuclear do campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) será realizado de 21 a 25 de outubro de 2013.

Coordenado pela professora Marlete Assunção, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Unifesp, o evento tem o objetivo de promover o conhecimento na área de Física Nuclear, abordando aspectos básicos das radiações, estrutura e mecanismos das reações nucleares e suas aplicações.

A EENUC-Diadema 2013 está organizada por eixos de conhecimento em minicursos e seminários e contará com apresentações de professores especialistas.

Poderão se inscrever os estudantes de graduação, pós-graduação e professores envolvidos com a área de Física e Ciências. As vagas são limitadas.

Mais informações:http://proex.unifesp.br/eventos/eventos13/eenuc/ e massuncao@unifesp.br.

Fórum Latino-Americano de Adaptação às Mudanças do Clima

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), em parceria com o Secretariado da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) – Nairobi Programme, realiza, no dia 26 de junho, o Fórum Latino-Americano de Adaptação às Mudanças do Clima.

O principal objetivo do evento é promover o fortalecimento de ações em adaptação à mudança do clima como parte da estratégia de negócio das companhias latino-americanas, identificando iniciativas, instrumentos e boas práticas.

O encontro reunirá cerca de 150 participantes do setor privado latino-americano, do governo e de organizações da sociedade civil no salão nobre da FGV em São Paulo.

Mais informações: http://gvces.com.br/index.php?r=site/CapaSecao&id=23

39º ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE ASTRONOMIA

O “39º EREA – Prudente 2013” Encontro Regional de Astronomia visa promover a capacitação dos professores dos Anos Iniciais, Finais e do Ensino Médio que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2013 na FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente.

Maiores informações em http://docs.fct.unesp.br/encontros/erea/EREA/EREA2.html

ICRC 2013 – International Cosmic Ray Conference

A 33ª edição da International Cosmic Ray Conference (ICRC), um dos principais encontros da Física no mundo, será realizada de 2 a 9 de julho de 2013 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o evento ocorrerá na América do Sul.

A primeira edição do ICRC ocorreu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e, desde então, o evento tem ocorrido a cada dois anos. Os dois últimos encontros foram em Pequim (China), em 2011, e Lodz (Polônia), em 2009.

O ICRC se dedica a tópicos tradicionalmente ligados à física dos raios cósmicos e à astrofísica de altas energias e de partículas. Também atrai cientistas que trabalham com temas ligados a raios gama e neutrinos. No Brasil, pela primeira vez haverá a participação da comunidade que estuda a matéria escura.

Estão planejadas mais de 300 palestras científicas – em sessões plenárias e paralelas –, bem como diversas palestras para o grande público.

A edição brasileira do ICRC está sendo organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Sociedade Brasileira de Física.

Na conferência serão apresentados os prêmios da União Internacional de Física Pura e Aplicada para a pesquisa em física de raios cósmicos e astrofísica de partículas.

Em 2012 foram comemorados os 100 anos da descoberta da origem dos raios cósmicos. Os experimentos que levaram à conclusão sobre a origem extraterrestre dessa radiação renderam ao físico austríaco Victor Hess (1883-1964) o Nobel de Física de 1936.

Mais informações: cgarcia@usp.br.

Workshop Projeto Temático GNSS-SP

O Terceiro Workshop do Projeto Temático GNSS-SP, apoiado pela FAPESP, será realizado no dia 20 de junho como parte da conferência MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013.

O projeto tem como tema central os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS, na sigla em inglês) e integra especialistas de diversas disciplinas. O objetivo é desenvolver algoritmos e metodologias para várias aplicações, como em agricultura de precisão, cartografia e cadastro, meteorologia e monitoramento do nível médio dos mares.

Para tanto, de acordo com os responsáveis pelo Temático, uma rede de estações GNSS deverá ser implantada, a qual propiciará a infraestrutura necessária ao projeto, além de abrir perspectivas de uso e investigações em outras áreas do conhecimento, uma vez que os dados serão disponibilizados ao público.

Durante o workshop, serão apresentados os resultados alcançados durante a execução do projeto.

Estre as palestras previstas estão: “Descrição geral do Projeto Temático: o que foi alcançado e o que faltou?”, com João Francisco Galera Monico, “A estrutura computacional disponível a partir do Projeto Temático”, com Milton Shimabokuro, “Monitoramento da ionosfera: situação atual e perspectiva dentro do projeto”, com Paulo de Oliveira Camargo, e “Modelagem estocástica e cintilação ionosférica”, com Heloisa Alves da Silva.

A entrada no workshop é livre mediante credenciamento antecipado na MundoGEO#Connect 2013.

Mais informações: http://mundogeoconnect.com/2013/palestrante/workshop-projeto-tematico-gnss-spgalera@fct.unesp.br
on

Informações Gerais sobre o curso a  distância do Observatório Nacional – 2013

Estão abertas as inscrições do curso de Astrofísica Geral a distância do Observatório Nacional. Trata-se de um curso gratuito a distância.

O curso “Astrofísica Geral” terá duração de 05 (cinco) meses, sendo iniciado no dia 03 de junho de 2013 e encerrado no dia 29 de novembro de 2013. O curso é constituído de 30 (trinta) capítulos.

Maiores informações em  http://www.on.br/ead_2013/info_gerais.html

Curso leva professores do Ensino Médio para visita ao CERN

Escola CERN 2012 - Brasil_identificada

Uma chance para que professores das redes municipais, estaduais e federal, além da rede privada, tenham contato com as pesquisas de ponta na física de partículas. É assim que pode ser definida a Escola de Física do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), que contará em 2013 com a participação do Brasil pela quinta vez.

Coordenado no país pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com apoio da Diretoria de Educação Básica da CAPES e em parceria com o LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), em Lisboa, o curso selecionará 30 professores de Ensino Médio do Brasil para uma visita ao CERN.

A prestigiosa instituição europeia administra o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadron Collider). Construído na divisa entre a França e a Suíça, ele fez manchetes recentemente com a esperada descoberta do bóson de Higgs.

“As expectativas são auspiciosas”, afirma Nilson Marcos Dias Garcia, pesquisador da Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR) que coordena a participação brasileira e deve liderar a comitiva nacional.

O curso, que envolve a participação de todos os países lusófonos (falantes do português), acontecerá de 1 a 7 de setembro, e a programação deve seguir os moldes dos anos anteriores, com a oportunidade de os professores travarem contato com a pesquisa de ponta.

“O programa em língua portuguesa é tido pela direção do CERN como modelo de extensão de suas atividades, pela integração de culturas, pelo entusiasmo de seus professores e pelo impacto resultante”, afirma Gaspar Barreira, representante de Portugal no Conselho da instituição europeia.

Quem participou em 2012 aprovou a experiência. “É um centro efervescente da resolução de problemas”, comenta Margareth Polido Pires Ferreira, professora de uma escola particular de São Paulo (SP) que foi escolhida para a viagem no ano passado. “Fiquei impressionada com a capacidade de resolver problemas do CERN. Como o CERN trabalha no limite da ciência e da tecnologia, no sentido de que trabalha com o inédito, são inúmeros os problemas que precisam de uma solução. Achei isso inebriante!”

Todas as informações necessárias para a inscrição estão no hotsite da Escola de Física do CERN na SBF, em http://www.sbfisica.org.br/v1/escolacern/. Basta clicar em “Edições” e selecionar a de 2013.

enast

O ENAST surgiu em 1998, já passou por diversos estados brasileiros promovendo o intercâmbio entre astrônomos amadores e profissionais.

O ENAST (Encontro Nacional de Astronomia) é o maior evento da astronomia amadora do Brasil e em 2013 terá sua 16ª edição em Brasília, entre os dias 15 e 17 de novembro.

Maiores informações em: http://www.16.enast.com.br/index.php/pt-br/16/

2ND BRAZILIAN WORKSHOP ON ASTROBIOLOGY

Astrobio

O *Second Brazilian Workshop on Astrobiology* será realizado de 23 a 27 de setembro de 2013, no Hotel Delphin, na Praia da Enseada, em Guarujá (São Paulo).Nesse congresso internacional serão abordados os principais temas do momento em astrobiologia, como: a Terra primitiva e as origens da vida, exoplanetas e habitabilidade, extremófilos, micrometeoritos, química interestelar, a missão Curiosity, etc. Haverá também uma mesa redonda sobre divulgação e ensino em astrobiologia, com a presença de jornalistas dos principais órgãos da mídia
brasileira.A página contendo detalhes sobre a reunião estará no ar muito em breve, no endereço http://www.astro.iag.usp.br/~foton/2bwa/index.html.

VII Escola de Cosmologia e Gravitação     –      05 e 09 de Agosto de 2013. 


O Grupo de Cosmologia e Gravitação do CBPF vem organizando há mais de 30 anos as escolas internacionais conhecidas como BSCGs (Brazilian Schools of Cosmology and Gravitation) as quais contam com a participação de pesquisadores renomados internacionalmente.

No entanto, se verificou a necessidade de criarmos um evento voltado para alunos numa fase anterior em sua formação e que tenham interesse na área de cosmologia e gravitação. Assim, foi criada em 1999 a 1ª Escola de Cosmologia e Gravitação dedicada a estudantes que se encontrem nos últimos períodos da graduação, no mestrado ou no início de seu Doutorado. A escola almeja incluir alunos de diversas áreas independentemente de seu percurso acadêmico e quais sejam suas pretesões futuras em termos de área de pesquisa. O objetivo é preparar o físico, o astrônomo e o matemático para um estudo mais avançado nestas áreas e ajudar a complementar sua formação como pesquisador, alargando sua visão da Natureza.

Maiores informações: http://www.cbpf.br/~ecg/

10º EPAST, Encontro Paranaense de Astronomia

O EPAST, Encontro Paranaense de Astronomia será realizado em Marialva, entre os dias 30/05/2013 a 02/06/2013, reúne anualmente toda a comunidade astronômica do Paraná. Unindo pesquisadores, educadores, astrônomos amadores, estudantes, estudantes, entusiastas e amantes da astronomia.

O Evento conta com palestras, exposições, apresentações, observações e discucões sobre temas relacionados a astronomia, e também sobre o ensino da mesma em nosso estado.

Tendo passado por várias cidades, o evento que se iniciou em Ponta Grossa em 2004, tendo passado posteriormente por Londrina, Maringá, Curitiba, União da Vitória, Foz do Iguaçu e Dois Vizinhos. Maiores informações e inscrições na página oficial do evento no endereço http://caeh.com.br/epast/.

Geofísica para a Terceira Idade 2013

iag_geral_logo

Data:

20/05/2013 – 10:00 – 24/05/2013 – 12:00

Local:

Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O Departamento de Geofísica do IAG oferece para o programa da Terceira Idade o curso “Investigando o Subsolo através de Medidas Geofísicas”. O objetivo é fornecer conhecimentos adicionais sobre os métodos de investigações geofísicas aplicados à exploração do subsolo.

O curso terá palestras e também será focado em aspectos práticos, com a realização de medidas reais no Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG/USP, visando estudos geológicos, ambientais e de planejamento urbano. As aulas acontecem no período de 20 a 24 de maio, das 10:00 às 12:00.

INICIAÇÃO À ASTRONOMIA

frtitulo01-1

Curso de Extensão

Aulas teóricas com o auxilio de recursos multimídia e aulas práticas com o uso de cartas celestes, binóculos e telescópios.

Ementa

  • O Sistema Solar: Sol; Planetas; Luas; Cometas e Asteróides
  • Missões Espaciais; A Conquista de Marte
  • Telescópios: Sistemas Ópticos e Montagens; Teoria e Prática de Observação
  • O Céu que vemos: o movimento das estrelas, Lua e planetas no céu; reconhecimento dos astros; o uso de cartas celestes
  • Evolução Estelar; A Nossa Galáxia; A Estrutura do Universo; Cosmologia; A Expansão do Universo; Matéria Escura e Energia Escura; O Telescópio Espacial Hubble; Vida no Universo; O Fim da Humanidade

Maiores informações: http://www.observatorio.ufmg.br/cursoa04.htm

II SIMPÓSIO CATARINENSE DE ASTRONOMIA

Entre 01 e 03 de agosto o IFC – Câmpus Videira será sede de um grande evento: o II Simpósio Catarinense de Astronomia. Participarão delegações vindas de toda Santa Catarina, parte das quais poderão ficar alojadas no próprio Câmpus enquanto os demais poderão hospedar-se nos alojamentos da cidade. O Simpósio reunirá astrônomos amadores e profissionais de diversas associações e entidades relacionadas à astronomia no estado. O evento é uma iniciativa do Observatório Municipal Domingos Forlin, mantido pela Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Instituto Federal Catarinense, Câmpus Videira. Maiores informações http://astronomiachapeco.blogspot.com.br/2013/05/ii-simposio-catarinense-de-astronomia.html

Telescópios Urbanos

Evento sobre buracos negros no IEA-RP (SP)

O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), realizará a palestra “A origem e evolução dos buracos negros”, dia 17 de maio, às 14h30, no Salão de Eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP), avenida bandeirantes, 3900. O palestrante será o professor João Evangelista Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP) que realizará uma revisão histórica e conceitual sobre a ideia de buraco negro, bem com sobre as evidências da existência desses objetos celestes no Universo.Os buracos negros possuem enormes quantidades de massa comprimidas em um espaço reduzido, gerando assim um campo gravitacional capaz de atrair até a luz. A maioria destes se forma a partir dos restos de uma grande estrela quando morre, sendo que buracos negros ainda maiores podem surgir de colisões estelares.Steiner explicará que, com as últimas pesquisas, cresce a convicção de que os buracos negros tiveram e continuam tendo importante papel na formação e evolução das galáxias. A palestra também contemplará os resultados recentes sobre a descoberta de sistemas duplos e triplos de buracos negros no centro de determinadas galáxias.As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: http://www.iearp.blogspot.com.br/2013/05/origem-e-evolucao-dos-buracos-negros.html por telefone (16) 3602-0368 ou email iearp@usp.brHaverá transmissão online no site do IEA-RP: www.iea.rp.usp.br
—-
Matéria similar na Agência Ciência Web

XVI Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica

15 a 19 de julho de 2013

logo_ciaa_2013

OBJETIVO

Introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, bem como apresentar a atuação científica da Divisão de Astrofísica do INPE e seu Curso de Pós-graduação em Astrofísica aos educadores e estudantes universitários de graduação.
PÚBLICO ALVO

Professores do ensino fundamental e médio ligados à área de ciências em especial física, química, matemática e geografia, assim como estudantes universitários a partir do segundo ano de graduação de áreas afins. Quanto aos professores, será dada preferência às escolas da região do Vale do Paraíba do Sul (SP e RJ), litoral norte de SP, serra da Mantiqueira e sul de Minas Gerais. Outros profissionais ligados diretamente área de educação e divulgação de ciências são incentivados a participar.

HORÁRIO
Aulas, oficinas e apresentações: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30.
Sessão de observação dos astros: das 19h às 21h.
Sessão de abertura: 2ª feira dia 15 às 8h. Maiores informações em: http://www.das.inpe.br/ciaa/
cropped-cabeçalho21

XIII EANE – Encontro de Astronomia do Nordeste

O Encontro de Astronomia do Nordeste – EANE, idealizado por Rubens de Azevedo e Jorge Polman, teve sua primeira edição de 29 a 31 de Dezembro de 1975, em Fortaleza (CE). O primeiro EANE foi o “Colóquio de Astronomia do Nordeste”, onde estiveram presentes membros da SBAA (Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia), UBA, OAHE (Observatório Astronômico Herschel-Einstein) e Observatório Aldebaran.

Nesse encontro, também compareceu o Pe. Jorge Polman representando o antigo CEA (Clube Estudantil de Astronomia) e a SAR (Sociedade Astronômica do Recife), ambos de Pernambuco. Após quatro edições, este encontro permaneceu adormecido por algum tempo. No ano de 2005, com o objetivo de suprir a necessidade de haver uma comunicação entre os astrônomos amadores do nordeste, foi criado o Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia – EINA.

O I EINA foi realizado na cidade de Maceió (AL). Durante o VIII EINA, realizado em Fortaleza em 2012, foi decidido em assembleia que o encontro voltaria a ser denominado EANE. O EANE em Natal (RN) será a 13ª edição deste evento. Participe!

XIII EANE – Encontro Nordestino de Astronomia, de 30 de maio a 1o de junho de 2013, no campus central do IFRN, em Natal/RN.

Maiores informações em: http://www.anra.com.br/eane/

Competição Foguetemodelismo Brasil 2013

A Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou a Competição Foguetemodelismo Brasil 2013, que deverá ocorrer nos dias 3 e 4 de outubro de 2013.

O professor Prof. Carlos H. Marchi está montando equipes da UFPR para participar das 03 categorias da competição na modalidade ensino superior.

Para participar destas equipes basta ser aluno regular de graduação da UFPR, não sendo exigido no momento nenhum outro pré-requisito.

Convido os interessados em participar das equipes da UFPR para:
1) Enviar um e-mail para marchi@ufpr.br manifestando o seu interesse.
2) Participar de uma reunião no dia 19 de abril às 12:30 horas na sala PG-12 (LENA 4), do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR.

Qualquer informação adicional ou dúvida, por favor, entre em contato com urgência pois as equipes devem ser inscritas na AEB até o dia 26 de abril.

maiores informações no site oficial do evento http://www.foguete.ufpr.br/noticias/2013/04-16-2013-Competicao-Foguetemodelismo.htm

Brasil abriga maior evento mundial de raios cósmicos

Trigésima-terceira edição da International Cosmic Ray Conference acontece em julho no Rio de Janeiro, com mais de mil cientistas inscritos.

Em mais uma demonstração da crescente inserção da ciência brasileira no cenário global, o mais prestigioso evento científico internacional sobre radiação cósmica acontecerá neste ano no Rio de Janeiro. É a primeira vez que a ICRC (International Cosmic Ray Conference) acontece na América do Sul.

Organizado em parceria pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento ocorrerá no Centro de Convenções SulAmérica, entre os dias 2 e 9 de julho.

AMS_on_ISS_700k

Mais informações em:  http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=469:brasil-abriga-maior-evento-mundial-de-raios-cosmicos&catid=118:abril-2013&Itemid=270

Venha conhecer o acervo museológico do Museu de Astronomia

o acervo museológico reúne instrumentos científicos, máquinas e motores, equipamentos fotográficos e de comunicação, mobiliário e esculturas. Totaliza mais de 2 mil objetos representativos do Patrimônio Científico e Tecnológico do Brasil.

museu

Maiores informações em: http://www.mast.br/acervos_museologico_museologia.html

Domingo no MAST

imagem_visita_orientada

Público alvo: adultos, jovens e crianças
Local: 
área externa e prédio sede
Número de participantes: 
40

Visita orientada – Um mediador apresenta o sistema solar em escala e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

Obs.: Se chover, a atividade é substituída por uma visita mediada à exposição As Estações do ano, a Terra em movimento.

Curso de Extensão Universitária: “Astronomia – uma visão geral”

iag

O curso de extensão universitária “Astronomia: uma visão geral” é voltado a professores do Ensino Fundamental 2 e Médio. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 17 de maio de 2013.

O valor da inscrição é de R$ 70,00, e a taxa deve ser paga após a convocação dos inscritos selecionados. Serão oferecidas 5 vagas gratuitas (veja mais informações abaixo).

As aulas acontecem de 15 a 19 de julho de 2013, das 9:00 às 17:00. O curso tem duração de 30 horas e oferece certificado para participantes que cumprirem as exigências de presença e nota.
Data: 15/07/2013 – 09:00 – 19/07/2013 – 17:00
Local: Auditório IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Astronomia para a Terceira Idade 2013

O Departamento de Astronomia do IAG realiza nos meses de maio e junho o curso “Astronomia para a Terceira Idade”, sob coordenação do Prof. Augusto Damineli Neto.
Direcionado ao público da terceira idade, o curso oferece uma visão geral da Astronomia aiag_geral_logobordando assuntos das principais áreas de pesquisa: Sol e Sistema Solar, Estrelas, Galáxias, Estrutura do Universo, Exoplanetas, Noções de Meteorologia e Geofísica. As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, de 2 de maio a 6 de junho de 2013.
O curso é gratuito e não é necessário ter conhecimentos prévios sobre os temas. Todas as palestras são ministradas por professores do próprio IAG/USP.
Data: 02.05.2013 – 14:00 – 06/06/2013 – 16:20
Local:  Auditório IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária) São Paulo – SP

Maiores informações: http://www.iag.usp.br/evento/astronomia-para-terceira-idade

XXXIV Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos

xxxiii_enfpc_banner1

O evento ocorrerá de 26 a 30 de agosto de 2013, em Passa Quatro/MG, contanto com palestrantes nacionais e internacionais. É possível inscrever resumos, até dia 30/04/2013, nas seguintes áreas temáticas:

CGR – Cosmologia e Gravitação
FPE – Fenomenologia das Partículas Elementares
FEX – Física Experimental de Altas Energias
TQC – Teoria de Campos

Mais informações: http://www.sbfisica.org.br/~enfpc/xxxiv/

Simpósio Catarinense de Astronomia 2013

topo_sca2

O evento ocorrerá em Videira/SC, e as inscrições estão abertas de 16/04 a 30/05/2013.

Mais informações: http://eventos.videira.ifc.edu.br/sca2013/

6ª Escola do Espaço: Astronomia e Astronáutica abre inscrições em Cuiabá

As inscrições para a 6ª Escola do Espaço: Astronomia e Astronáutica de Cuiabá (MT) estão abertas. O curso será realizado entre os dias 9 e 13 de abril, na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. As inscrições podem ser feitas até 31 de março.

Professores e profissionais ligados à educação podem participar do curso. São 90 vagas destinadas aos participantes selecionados pelas instituições parceiras do Programa AEB Escola e 10 vagas abertas ao público em geral.

Nesta edição do curso, o Programa AEB Escola conta com o apoio dos seguintes parceiros: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), Secretaria de Educação de Cuiabá (SME/CBA), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Se você é professor ou profissional da rede de ensino, vinculado a algum destes parceiros e quer participar do curso, entre em contato com sua instituição para mais informações. Se você não está vinculado a nenhuma destas instituições e preenche os requisitos descritos no regulamento do curso, pode fazer a sua inscrição e aguardar o processo de classificação e seleção.

Acesse o site do Programa AEB Escola (http://aebescola.aeb.gov.br/), leia o Regulamento do curso e saiba mais detalhes sobre os requisitos para participação, os critérios de classificação para as vagas abertas, a programação atualizada do curso, entre outros.

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) lançou um concurso para estudantes de 5 a 17 anos para enviar um desenho para Marte. Como parte do Maven (Missão para a Atmosfera de Marte e Evolução Volátil), os jovens devem enviar sua arte pelo site do projeto de 15 de março a 8 de abril. Em 16 de abril será aberta uma votação pública para escolher o melhor desenho.
A obra escolhida será enviada por DVD junto com a missão que tem como destino o planeta vermelho. Nela deve estar escrito apenas: “I”m going to Mars with MAVEN!” (Eu vou para Marte com Maven) junto com um desenho que pode ser feito com lápis de cor, tinta, programas de computador, ou o que você mais gostar.
Para maiores informações, acesse:
http://lasp.colorado.edu/maven/goingtomars/

LINNEA – Liga Norte-Nordestina de Astronomia: Semana Valentina

A Liga Norte-Nordestina de Astronomia (LINNEA), em homenagem à semana do Dia Internacional da Mulher, está distribuindo gratuitamente uma exposição com painéis sobre as mulheres que fizeram história na Astronomia e Astronáutica. Essa atividade já faz parte das comemorações dos 50 anos da primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova. A primeira missão feminina foi realizada num mês de junho, mas a primeira astronauta faz aniversário no dia 6 de março, dois dias antes do Dia Internacional da Mulher.

Na página abaixo há detalhes sobre o download dos paineis, informações técnicas para impressão e a carta de apresentação do presidente da LINNEA http://www.lineastronomia.blogspot.com.br/2013/03/semana-valentina.html
Ajude a divulgar este presente a clubes, associações e entidades que trabalham com Astronomia em sua cidade ou região. Uma boa exposição a todos e cumprimentos a todas as mulheres que de alguma forma contribuem para a difusão da Astronomia.Ver mais

LINEA – Liga Norte-Nordestina de Astronomia: SEMANA VALENTINA

lineastronomia.blogspot.com

6o Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

Banner1600x1200 Port

O 6o Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica é um dos maiores eventos mundiais de ensino e popularização da Astronomia e da Astronáutica. A abertura do evento ocorrerá no dia 18 de abril às 9:00h. O evento terá palestras, mini-cursos, oficinas, observação do Céu, sessões no Planetário Inflável, exposições, competições e muitas atividades.

As inscrições são gratuitas e  estão abertas.

Primeiros palestrantes confirmados:

– Pedro Russo ( UNAWE Program – Netherland – Leiden University)
– José Funes ( Director of the Vatican Observatory – Rome – Italy)
– Carlos Gurgel (Brazilian Space Agency)
– Carlos Alexandre Wuensche (INPE – Brazilian National Institute for Space Research)

– Scott Roberts (Explorer Scientific)
– Gennady Saenko ( ROSCOSMOS)
– Laurent Laveder ( France – Project TWAN)
– Nazar Sallam (UAE – Emirados Árabes Unidos)

– Sebastián Musso (President of the Center for Astronomical Studies of Mar del Plata (Centro de Estudios Astronómicos de Mar del Plata) – Argentina)

– Marcos Roberto Palhares ( Marcos Pontes Agency)

A programação final do evento será divulgada em Março de 2013.

Estaremos recebendo, até o dia 3 de março, inscrições de trabalhos para serem apresentados no evento.

O 6o Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica é organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls e conta com o apoio da representação da UNESCO no Brasil, da Agência Espacial Brasileira, do Programa UNAWE, dos Astrônomos sem Fronteiras, do Star Peace e do Programa de Treinamento de Professores Galileu.

Em breve muitas novidades.

Serão todos bem-vindos.

contato: meeting@passeiopeloceu.org

XV Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica

VenusM45-0012Espenak

Objetivo
Introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, bem como apresentar a atuação científica da Divisão de Astrofísica do INPE e seu Curso de Pós-graduação em Astrofísica aos educadores e estudantes universitários de graduação.
Público alvo

Professores do ensino fundamental e médio ligados à área de ciências em especial física, química, matemática e geografia, assim como estudantes universitários a partir do segundo ano de graduação de áreas afins. Quanto aos professores, será dada preferência às escolas da região do Vale do Paraíba do Sul (SP e RJ), litoral norte de SP, serra da Mantiqueira e sul de Minas Gerais. Outros profissionais ligados diretamente área de educação e divulgação de ciências são incentivados a participar.

Mais informações: http://www.das.inpe.br/ciaa/

Curso de Meteorologia para Jornalistas

foto28 e 29 de Maio de 2011
CPTEC/INPE – Cachoeira Paulista/SP
Objetivo – O aumento da ocorrência de eventos meteorológicos extremos sobre o planeta é percebido por toda a população, como consequência, cada vez mais os veículos de comunicação aumentam o espaço e o tempo para noticiar tais eventos e também colocar a previsão de tempo e de clima com mais detalhes. Este curso tem por objetivo difundir o conhecimento sobre as técnicas utilizadas em previsão de tempo e clima e, capacitar profissionais de jornalismo para a interpretação das informações meteorológicas de forma a transmiti-las ao público geral de forma clara e precisa.

Mais  informações: http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-jornalistas/

Curso de Inverno do INPE – Introdução às Tecnologias Espaciais

cartaz

Objetivos
Introduzir aos alunos de Graduação noções básicas de Engenharia e Tecnologia Espaciais. Serão proferidas aulas expositivas e será realizado um estágio técnico. Um certificado será fornecido a todos concluintes.

Benefícios
O curso será gratuito, entretanto alunos deverão arcar com despesas de Acomodação e Alimentação durante todo o período do curso.

Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas até 17 de junho de 2011 no site: http://www.inpe.br/CI. Os alunos receberão os resultados de aceite final de sua participação até 01 de julho de 2011.

Organização
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
– Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espaciais (ETE)
– Coordenação de Centro de Tecnologias Especiais (CTE)
– Cursos de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) e de Computação Aplicada (CAP)

Mais informações: http://www.inpe.br/ci/2011/

EPAST 2013 – Encontro Paranaense de Astronomia

Definidas as datas para o 10º Encontro paranaense de astronomia (EPAST) que será organizado pelo Clube de Astronomia Edmond Halley (CAEH), de Marialva/PR, em 2013.

10epast

Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias

Dos dias 9 ao 12 de setembro de 2013 está prevista a celebração da IX edição do Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, organizado pela revista Enseñanza de las Ciencias. Nesta ocasião será celebrado na cidade de Girona (Espanha), próximo da cidade de Barcelona.

Nosso lema é: A pesquisa em didática das ciências. Um compromisso com a sociedade do conhecimento. O congresso pretende reforçar a vontade de ter uma forte implicação da didática das ciências no mundo em que vivemos.

Trata-se de fazer uma análise profunda e rigorosa das chaves que explicam a sociedade do conhecimento, para reforçar o espaço da didática das ciências como um agente de mudança.

Por isso, as contribuições científicas do congresso têm como foco a pesquisa em relação aos desafios que apresentam a sociedade do conhecimento á educação científica, num perfil de competência do professorado de ciência e das competências que orientam os processos de ensino-aprendizagem das ciências.

Mais informações: http://www.congresoenseciencias.com/PT/index.php

XX Simpósio Nacional de Ensino de Física

O XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (XX SNEF) será realizado no Instituto de Física da USP, na cidade de São Paulo, SP, entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2013.

Decorridos mais de 40 anos desde o I SNEF, o Instituto de Física da USP tem o prazer de novamente receber o evento.
Em um retrospecto ao longo destas décadas, é possível observar inúmeras mudanças no cenário social, político e econômico brasileiro. E o mesmo pode ser dito em relação ao cenário científico e especificamente na área de ensino de Física.
No início da década de 1970, quando da realização do I SNEF, a educação no Brasil havia se ampliado e o ensino de Física já fazia parte das etapas finais de escolarização. Grandes projetos de ensino vem sendo realizados no mundo, movimento que influencia o desenvolvimento de novas propostas de ensino de Física no Brasil. Neste encontro histórico, buscaremos discutir o que já foi realizado nas últimas décadas, alicerçando nossas convicções e conscientizando-nos de nossas duvidas no campo educacional, mas, sobretudo, avaliando os progressos já alcançados e planejando ações futuras.
Mais informações: http://www.sbfisica.org.br/~snef/xx/

Curso de Astronomia para a Terceira Idade Gratuito

O Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP recebe a partir do dia 4 de fevereiro inscrições para o curso de extensão “Astronomia para a Terceira Idade”. O curso é direcionado para pessoas a partir de 50 anos.

As aulas acontecem sempre às terças e quintas-feiras, das 14:00 às 16:20, no período entre 2 de maio e 6 de junho de 2013. Os assuntos abordados são: Sol e Sistema Solar, Estrelas, Galáxias, Estrutura do Universo, Exoplanetas, Noções de Meteorologia e Geofísica.

O curso é gratuito, e serão oferecidas 100 vagas. Não é necessário ter conhecimentos prévios sobre os temas.

Mais informações: http://www.eventos.usp.br/?events=curso-apresenta-a-astronomia-para-a-terceira-idade

Encontro Internacional de Educação não formal e formação de professores

Objetivo: O evento tem como objetivo a promoção de um encontro entre as diversas experiências na área de educação não formal e formação de professores, reunindo profissionais de museus de ciência, arte, história, centros culturais, zoológicos, jardins botânicos, planetários, universidades ou outras instituições que desenvolvem projetos nessa área. Se hoje é lugar comum a noção de que a escola não pode dar conta de todas as demandas educacionais do século XXI, é consequência dessa perspectiva que o professor deste século esteja apto a se apropriar dos diversos recursos de mídia disponíveis na sociedade.

Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/MCTI             Rua General Bruce, 586 – Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro – Tel.: 21 3154-5200

Inscrição A inscrição deve ser feita por meio do formulário eletrônico anexo.

Valor da inscrição: R$ 100,50 (profissionais) e R$ 50,50 (estudantes).

Programa do Encontro (ver pdf)

Data: 11, 12 e 13 de julho de 2012

Mais informações: http://www.mast.br/encontro_internacional_de_educacao_nao_formal_e_formacao_de_professores.html

XV Escola de Verão de Geofísica 2013

Estão abertas as inscrições para a XV Escola de Verão de Geofísica, no período de 14 de novembro de 2012 a 21 de janeiro de 2013. Para maiores informações clique aqui.

A ficha para inscrição encontra-se aqui.

Data: 28/01/2013 – 09:00 – 08/02/2013 – 17:00

Local: Rua do Matão, 1226

6º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

Será realizado entre os dias 18 e 20 de abril de 2013  na cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço: http://meeting.passeiopeloceu.org

Observatório Nacional

A Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (COAA) organiza, semanalmente, seminários às quintas-feiras, às 15:30h. Acontecem também seminários especiais, que podem ter datas e horários distintos dos estabelecidos e serão assinalados, na página do resumo, ao lado do horário. Informe-se http://www.on.br/conteudo/modelo.php?endereco=eventos/seminarios/astro/seminarios.php

Passeio Virtual

Colônia de Férias no Planetário da Prefeitura do Rio de Janeiro

Sem atividades para a criançada para as próximas férias? Procurando um programa em que elas possam aprender e se divertir, ao mesmo tempo, tudo isso oferecido por uma instituição conceituada e profissionais altamente qualificados? A Fundação Planetário da Prefeitura do Rio de Janeiro/RJ, oferece uma opção interessante. Trata-se de uma colônia de férias em que os alunos aprendem Astronomia, têm sessões de planetário, brincadeiras e ao final apresentação uma peça teatral aos pais. Saiba mais.

%d blogueiros gostam disto: