NASA inicia caça a asteroides ameaçadores


 

asteroides-ameacadores-nasa-discovery-noticias

Notícia extraída do sítio Discovery

A NASA anunciou a intenção de localizar, rastrear e potencialmente desviar o curso de asteroides que podem estar em rota de colisão com a Terra. O projeto é um ponto de partida para sua próximo missão de exploração espacial, que consiste na captura de um pequeno asteroide, seu deslocamento para uma órbita próxima à da Lua e o envio de uma equipe de astronautas para visitá-lo até 2021

“O objetivo deste ‘Grande Desafio’ é detectar e classificar asteroides para descobrir como enfrentar potenciais ameaças”, afirmou a vice-diretora da NASA,  Lori Garver, em um comunicado.

A agência procura parceiros de todo tipo — na área industrial, educacional e até estuda modelos de financiamento coletivo.

Em sua solicitação de propostas, a NASA listou seis áreas de interesse:

  • Ideias para melhorar e acelerar projetos em solo e espaciais em curso de localização de asteroides. A agência calcula já ter detectado cerca de 98% dos grandes asteroides de 1 km de diâmetro ou mais, com órbitas que passam relativamente perto da Terra. O impacto de um objeto desse tamanho pode acabar com a civilização no planeta tal como a conhecemos, desencadeando mudanças ambientais globais semelhantes às geradas pelo asteroide que, há 65 milhões de anos, levou à extinção dos dinossauros e de outras formas de vida na Terra. A NASA agora pretende encontrar asteroides de pequeno diâmetro, a partir de 10 metros.
  • Instrumentos robóticos e técnicas para redirecionar um asteroide de até mil toneladas de massa para uma órbita distante ao redor da lua. Mais especificamente, a NASA analisa sistemas de propulsão elétrica que estariam prontos para voar dentro de cinco anos. Os sistemas também devem incluir sensores para determinar o tamanho de um asteroide, forma, massa, padrão de rotação, condições da superfície, composição e outras características. Se tais sistemas puderem auxiliar na manutenção dos satélites em órbita, tanto melhor.
  • Propostas para alterar a trajetória de um asteroide com uma nave espacial robótica, denominado internamente pela NASA de “Veículo de Redirecionamento de Asteroides”.
  • Sistemas capazes de capturar e desviar um asteroide de até mil toneladas de massa. “A NASA está interessada em avaliar um leque de ideias e tecnologias de suporte para a criação de um sistema de captura de asteroides, como estruturas infláveis, recipientes de captura, mecanismos robóticos, modelagem e simulação, operações telerrobóticas e outras abordagens inovadoras”, detalhou a agência espacial.
  • Equipamentos e tecnologias necessárias para missões tripuladas em asteroides, incluindo conceitos de trajes espaciais leves, sondas robóticas e equipamentos de apoio, como recipientes de armazenagem.
  • Por fim, a agência procura parceiros para localizar os asteroides, ajudar a financiar os projetos e envolver estudantes e o público em geral em tais operações.

“A NASA quer expandir os esforços atuais de observação de asteroides próximos da Terra por meio do uso de métodos inovadores, como o financiamento coletivo, prêmios, ciência cidadã e parcerias com instituições públicas e privadas para ampliar os recursos e enfrentar o problema da defesa planetária”, escreveu a agência em sua solicitação.

Sobre marcelobarao
Grandes Paixões: Família Física Rock Corinthians

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: