É estranho sentir o peso da língua, diz astronauta após retorno à Terra


Notícia extraída do sítio Astronews

Após retornar à Terra, o astronauta canadense Chris Hadfield, que faz sucesso nas redes sociais, compartilhou algumas imagens e a sensação de sentir novamente a força gravitacional do planeta após cinco meses no espaço. “É estranho falar e sentir o peso de meus lábios e língua! Tonto também – iria falhar em qualquer teste de sobriedade”, escreveu em seu perfil no Twitter. 

 

“Como o corpo controla a pressão sanguínea? Um espantalho em uma mesa inclinada para medir como”, brinca o canadense. Foto: Chris Hadfield / Twitter

“Voos espaciais são um bom modelo de aceleração do envelhecimento. Hoje, Chris se sente como um velho! Às vezes, ele embaralha os pés quando caminha, sente dor nas costas, tem dificuldade em caminhar por esquinas e às vezes bate nos cantos das paredes” diz em nota divulgada na quarta-feira Raffi Kuyumjian, médico chefe da Agência Espacial Canadense (CSA, na sigla em inglês) e cirurgião do voo de Hadfield. 

Segundo o médico, Hadfield pode não sentir, mas os ossos do quadril e das costas não estão tão densos como antes do voo, já que normalmente os astronautas perdem até 1,5% da densidade óssea em microgravidade. 

“Isso é similar, mas não tão severo quanto a osteoporose que afeta os idosos, já que Chris provavelmente irá recuperar a maior parte da densidade óssea perdida em cerca de um ano”, diz o especialista, que explica que cientistas usam os astronautas para estudar esses efeitos e fazem experimentos para descobrir como tratar melhor esses problemas que afetam nossa população. 

O astronauta, que promete divulgar mais imagens que não conseguiu mostrar durante a estadia na estação espacial, também postou fotos de exames que fez após o retorno. “Como o corpo controla a pressão sanguínea? Um espantalho em uma mesa inclinada para medir como”, brinca o canadense.

Sobre marcelobarao
Grandes Paixões: Família Física Rock Corinthians

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: