China prepara Shenzhou-10 (XV)


Texto extraído do sítio Em Órbita

7243cbc7jw1e3mu7ri2x8j-332x500

No Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan continuam os preparativos para o lançamento da missão espacial tripulada SZ-10 Shenzhou-10.

Recentes notícias indicavam que a integração do foguetão lançador CZ-2F/G Chang Zheng-2F/G (Y10) já havia sido iniciada. Entretanto, parece que a montagem do lançador já foi finalizada.

Entretanto, o fórum espacial chinês 9ifly avança que o lançamento da Shenzhou-10 deverá ter lugar às 1131UTC do dia 7 de Junho de 2013. Este dia marca a abertura da janela de lançamento que tem uma duração de sete dias. Segundo Robert Christy, a hora de lançamento «atrasa» 28 minutos a cada dia durante a janela de lançamento. Assim, a hora de lançamento para os dias seguintes poderá ser: 1103UTC (8 de Junho), 1035UTC (9 de Junho), 1007UTC (10 de Junho), 0939UTC (11 de Junho) e 0911UTC (12 de Junho).

Tendo por base o calendário de preparação para uma missão deste tipo (e utilizando como referência as anteriores missões ao módulo orbital TG-1 Tiangong-1), por volta do dia 17 de Maio os responsáveis chineses deverão analisar todos os preparativos para a missão e neste dia tomar a decisão final sobre a data de lançamento. Seguindo o calendário usual, o abastecimento da Shenzhou-10 com os propolentes e gases de pressurização necessários para as suas manobras orbitais, deverá ocorrer a 18 de Maio. O transporte do foguetão CZ-2F/G para a plataforma de lançamento poderá ocorrer no dia 30 de Maio, iniciando-se os preparativos finais para o lançamento a ter lugar possivelmente a 7 de Junho. Ainda a 30 de Maio poderemos ter a confirmação oficial dos nomes da tripulação da SZ-10.

A Shenzhou-10 deverá transportar três tripulantes para o módulo orbital Tiangong-1, entre os quais se encontrará a segunda Chinesa a viajar no espaço, Wang Yaping. Os nomes dos restantes dois elementos ainda não são conhecidos, porém é provável que sejam Nie Haisheng e Zhang Xiaoguang que serviram na tripulação suplente da SZ-9 Shenzhou-9.

A missão da Shenzhou-10 terá uma duração de 15 dias durante a qual serão realizadas várias experiências científicas. Os tripulantes irão também aperfeiçoar as técnicas de aproximação e acoplagem com a realização de uma segunda acoplagem com o TG-1 possivelmente no final da missão. Estas manobras serão realizadas tanto em modo automático como em modo manual.

Imagem: Internet Chinesa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: