Qual é o objeto espacial mais distante já registrado?


Texto extraído do sítio UOL

Em dezembro de 2012, a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) anunciou ter fotografado as sete galáxias mais distantes já encontradas. A pesquisa foi realizada entre agosto e setembro do ano passado e registra uma das galáxias a 13,37 bilhões de anos-luz da Terra, ou 1,26512781 × 10^23 quilômetros (126 sextilhões de km).

O satélite Hubble foi o responsável por identificar o grupo formado quando o universo tinha apenas 3% de sua idade atual.  O grupo de cientistas coordenado pelo astrônomo  Richard Ellis calcula que as galáxias encontradas tenham sido formadas de 350 a 600 milhões de anos após o Big Bang.

No entanto, a medição em anos-luz não é a mais precisa e usada por astrônomos em artigos científicos, que preferem o parsec. Isso porque a velocidade da luz é 300.000 km/s no vácuo, o que indica que a distância do objeto é dada pelos anos percorridos pela luz daquela galáxia até a Terra. Um ano luz são 9,46 trilhões de km.

Mas como as galáxias estão se afastando da Terra, a velocidade da luz emitida por elas é distorcida e pode parecer maior do que a velocidade absoluta da luz (o que é impossível segundo a teoria da relatividade de Einstein). Por isso, foi criado o parâmetro “redshift” (em português “desvio para o vermelho”), que é uma medida da velocidade relativa — quanto mais o objeto se afasta, maior o desvio.

Já o parsec usa angulação entre a distância da Terra e do Sol com o objeto para ter resultados mais precisos. A distância da galáxia mais distante é de 4,1 bilhões de parsecs.

Com informações da Nasa e do físico Antonio Kanaan, professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Anúncios

Sobre marcelobarao
Grandes Paixões: Família Física Rock Corinthians

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: