NGC 5139 Omega Centauri: o mais brilhante aglomerado globular


Créditos da imagem: Joaquin Polleri & Ezequiel Etcheverry (Observatorio Panameño en San Pedro de Atacama)

Texto traduzido do sítio Astronomy Picture of The Day

omega centauri globular cluster

Muito tempo antes da humanidade, dos dinossauros e da própria formação da Terra (estimam-se 4,5 bilhões de anos), antigos aglomerados de estrelas se concentraram e passaram a orbitar uma jovem Via Láctea. Dos cerca de 200 objetos do tipo que sobreviveram até hoje em nossa galáxia, Omega Centauri é o maior deles, contendo mais de 10 milhões de estrelas, e o mais brilhante (com magnitude aparente de 3,9) podendo ser visto a olho nu, caso não haja poluição luminosa. O aglomerado está a cerca de 18.000 anos-luz de distância e tem um diâmetro de 150 anos-luz. Diferentemente de muitos outros aglomerados globulares, Omega Centauri apresenta estrelas de diversas idades diferentes e possui uma relativamente elevada metalicidade (em outras palavras, abundância de diferentes elementos químicos), o que indica que seus 12 bilhões de anos de idade se sucederam em uma história complexa.

2 Responses to NGC 5139 Omega Centauri: o mais brilhante aglomerado globular

  1. garbarini giuseppe disse:

    não consigo entender como possa existir ou ser um aglomerado globular, porquê se são um grupo de estrelas uma perto da outra e não estão em rotação então estão se aglutinando até se tornar uma massa so, como se fosse uma implosão. A explicação cientifica clássica não leva em consideração este fato, muito obvio.. Se alguém puder me informar melhor eu agradeço..

    • marcelobarao disse:

      Giuseppe
      Se os aglomerados abertos encontram-se no disco da galáxia, os aglomerados globulares encontram-se principalmente no Halo da galáxia, que mesmo não participando do movimento de rotação geral do disco, possuem movimento aleatório, portanto não estão em repouso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: