Meteorito da Rússia é composto por mineral de silicatos


Texto extraído do sítio UOL

O meteorito que caiu em meados de fevereiro sobre a região russa de Tchelyabinsk é composto, em sua maior parte, de mineral de silicatos, como olivina e ortopiroxênio, informaram nesta sexta-feira (1º) geólogos russos em comunicado.
Os fragmentos, que foram cedidos aos cientistas por um residente de uma aldeia da área, também contêm sulfureto de ferro e níquel, e, em menor medida, cromo, clinopiroxênio e plagioclásio, segundo as agências locais.

As análises foram realizadas por especialistas do Instituto de Geologia e Mineralogia do departamento siberiano da Academia de Ciências da Rússia.

Segundo a nota oficial, o estudo dos meteoritos é crucial para a reconstrução dos períodos iniciais do Sistema Solar, já que esses corpos astrais incluem os componentes que originalmente criaram os planetas.

Apesar das baixas temperaturas e a abundante neve, os especialistas da Universidade Federal dos Urais seguem buscando fragmentos de meteorito: o maior foi encontrado nesta semana e pesava em torno de um quilo.

Esse maior pedaço foi encontrado no fundo do lado gelado de Cherbarkul, onde a queda do objeto espacial deixou um grande buraco.

Os cientistas são contra a “recolhida indiscriminada” dos restos do meteorito pela população, já que isso lhes priva de um valioso material de investigação sobre a história do Universo.

O objeto tinha, segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), uma massa de até 10 mil toneladas no momento que explodiu na atmosfera, deixando mais de 1.500 feridos na região, 319 deles crianças, e é o maior que caiu sobre a Terra desde 1908.

Sobre marcelobarao
Grandes Paixões: Família Física Rock Corinthians

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: