Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica


Olimpíada acontece de quatro em quatro anos, certo? Para estudantes do ensino médio de todo o mundo a resposta é não! Em Agosto deste ano, estudantes dos cinco continentes desembarcarão na Cidade Maravilhosa para participar de uma Olimpíada diferente. Nesta olimpíada os equipamentos são telescópios, calculadoras, muita criatividade e aplicação: A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA).

Reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU), a associação mundial dos astrônomos profissionais, participam da IOAA estudantes de ensino médio de todo o mundo. No Brasil, os estudantes são selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que existe desde 1998. Uma especificidade da organização da IOAA é que cada país participante deve se comprometer com a realização de uma edição da Olimpíada, arcando com todas as despesas relativas à estadia dos participantes e organização geral do evento. Para tal, é necessário o apoio de diferentes setores da sociedade. E a sociedade brasileira está engajada nisto! O Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, através do CNPq e de seus Institutos de Pesquisa e Divulgação em Astronomia, o Museu de Astronomia, o Laboratório Nacional de Astrofísica e o Observatório Nacional; O Ministério da Educação através da CAPES e do Observatório do Valongo (UFRJ); o Governo do Estado do Rio, com a Faperj e as Prefeituras do Rio de Janeiro, através da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, e de Vassouras estão unidos para apoiar concretamente o espírito olímpico de acolher entre os dias 4 e 14 de Agosto equipes de 30 países, na primeira olimpíada científica a nível mundial em solo brasileiro.

Como país sede, o Brasil tem direito este ano a duas equipes. Todos os estudantes farão, como todos os anos, as três modalidades de prova: observacional, na qual demonstram seus conhecimentos sobre o céu que podemos ver; teórica, na qual resolvem problemas de astronomia e astrofísica; e finalmente a prova prática, onde utilizam e interpretam dados como um astrônomo profissional. Todas as equipes vêm para o Brasil trazendo novamente o espírito olímpico que se traduz na fraternidade entre jovens de todo o mundo com a paixão pelo desvendar do Universo. Isto mesmo. Este ano tem Olimpíada no Brasil. Só que de Astronomia!

One Response to Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

  1. Legal, Norma! Grande abraço,
    Thais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: