Gotas fossilizadas e combinação para a vida


Algumas das marcas de gotas analisadas na pesquisa: informações sobre o clima do passado. Fonte: Correio Braziliense

Confira essa matéria do Correio Braziliense http://www2.correiobraziliense.com.br/euestudante/noticias.php?id=28858, sobre um estudo que indica que, há 2,7 milhões de anos, quando o Sol emitia apenas 85% de sua energia atual, gases presentes na atmosfera garantiram uma temperatura propícia à existência de água e micróbios na Terra. O achado pode ajudar na busca por seres em outros planetas.

Ha vários sinais na Terra que indicam a presença de água líquida sob o fraco Sol de milhares de anos atrás. Um exemplo são rochas expostas com mais de 3 bilhões de anos de idade, na África do Sul, que contêm sinais associados a água corrente ou parada, incluindo depósitos sedimentários que preservam marcas onduladas e gretas, lavas congeladas e microfósseis parecidos com algas.

A partir dessa pesquisa, podemos reformular os critérios que indicam a presença
de água em estado líquido em um corpo celeste. Assim, para um planeta possuir vida microbial e água em estado líquido, não é preciso obrigatoriamente orbitar uma estrela que emita energia equivalente à do nosso Sol atual. Aliás, no caso do nosso planeta, se naquela Terra primitiva o Sol fosse mais forte, somado à presença elevada de gases de efeito estufa, o resultado, quem sabe, teria sido temperaturas muito elevadas na superfície que poderiam inviabilizar a presença de água líquida e, logo, da vida. Saber quais exoplanetas podem ter água é muito importante na busca de lugares capazes de ter vida microbial e recursos para uma eventual colonização.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: