Confira belas imagens obtidas pelo Telescópio Espacial Kepler


Clique na imagem abaixo para acessar uma rica galeria de belas imagens de exoplanetas, obtidas pelo telescópio espacial Kepler.

O planeta HAT-P-7b é um gigante conhecido como “Júpiter quente”; ele orbita uma estrela muito mais quente que o nosso Sol. Fonte: Folha.com. Crédito da imagem: NASA.

Ao longo de séculos, as pessoas tiveram curiosidade em saber se existem outros mundos parecidos com a Terra. Na medida em que fomos descobrindo a existência de centenas de planetas orbitando outras estrelas, essa curiosidade aumentou.

Atualmente, existem evidências claras para um número elevado de três tipos de exoplanetas: gigantes gasosos, Terras super quentes em períodos orbitais curtos e gigantes gelados. O maior desafio atualmente consiste em encontrar planetas terrestres (ou seja, aqueles com um tamanho variando de metade até duas vezes o da Terra), especialmente na zona habitável de suas estrelas, em que água líquida e, possivelmente vida, possam existir.

O telescópio Kepler foi enviado para investigar uma região da Via Láctea com o intuito de descobrir dezenas de planetas parecidos com a Terra, contidos na/ou próximos da chamada zona habitável, bem como determinar quantos bilhões de estrelas em nossa galáxia possuem esse tipo de planetas. A missão Kepler já descobriu 11 novos sistemas planetários, abrigando 26 planetas confirmados. Essas descobertas quase dobram o número de planetas detectados pelo telescópio e triplica o número de estrelas em que sabemos que existe mais de um planeta que transita, ou passa em frente da estrela. Esses sistemas auxiliarão os astrônomos a entenderem como os planetas se formam.

Ao longo de sua vida útil, o telescópio Kepler deve monitorar 100,000 estrelas em sequencia principal, para encontrar planetas. O telescópio Kepler tem uma página oficial no facebook http://www.facebook.com/NASAsKeplerMission

Construa seu próprio exoplaneta nesse site, onde você pode escolher parâmetros como distância do planeta em relação ao Sol; tamanho do planeta; tipo de estrela. Divirta-se! http://184.72.55.19/system/interactable/1/index.html

Para mais informações sobre o Telescópio Espacial Kepler, acesse: http://kepler.nasa.gov/
Para mais informações sobre exoplanetas, acesse: http://planetquest.jpl.nasa.gov/

Anúncios

3 Responses to Confira belas imagens obtidas pelo Telescópio Espacial Kepler

  1. R. Queiroz says:

    Essas imagens não foram obtidas pelo telescópio Kepler, elas foram feitas por artistas. Os planetas foram descobertos pelo telescópio, e como estão muito longe para poderem ser obtidas imagens, são feitas renderizações artísticas desses planetas, eu corrigiria o título do blog.

  2. R. Queiroz says:

    Então, essas imagens não foram obtidas pelo telescópio Kepler, elas foram feitas por artistas. Os planetas foram descobertos pelo telescópio, e como estão muito longe para poderem ser obtidas imagens, são feitas renderizações artísticas desses planetas, eu corrigiria o título do blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: