Chuva de meteoros a caminho, fique de olho!


Vá dormir mais tarde e fique de olho na constelação Lira, às 1:54 da manhã (horário de Brasília), no próximo dia 22/04/2012 (a madrugada de sábado para domingo). A noite promete um belo espetáculo: uma chuva de meteoros com cerca de 15 meteoros observáveis por hora.

Os meteoros são também conhecidos como “estrelas cadentes” e são fenômenos associados à entrada na atmosfera terrestre de partículas vindas do espaço (meteoróides), que não são grandes o suficiente para atingir a superfície terrestre (os fragmentos vindos do espaço que atingem o solo são chamados meteoritos), sendo totalmente “queimadas” na atmosfera. Essas partículas deixam um traço luminoso devido à fricção e ionização produzidas nas camadas superiores da atmosfera. Sob um céu límpido, é possível observar a olho nu esse fenômeno, vendo alguns meteoros por hora durante uma noite de observação.

Certas chuvas de meteoros ocorrem regularmente a cada ano. Como a Terra sempre cruza um cinturão de meteoróides no mesmo ponto da sua órbita, as chuvas de meteoros sempre ocorrem nas mesmas datas de cada ano: são as chuvas de meteoros anuais. Nessas datas especiais, um número muito maior de meteoros pode ser observado, podendo chegar a dezenas ou até mesmo centenas de meteoros por hora.

Acesse o sítio Cosmobrain (http://www.cosmobrain.com.br/res/meteoros.html), que disponibiliza uma tabela que traz a quantidade de meteoros prevista por hora, na constelação correspondente, em cada um desses eventos. Para o próximo dia 22/04, estão previstos 15 meteoros por hora na Constelação Lira.

Extraído e adaptado a partir dos sítios Cosmobrain: http://www.boletimsupernovas.com.br/efemerides/ e Boletim Supernovas: http://www.cosmobrain.com.br/res/meteoros.html

Anúncios

2 Responses to Chuva de meteoros a caminho, fique de olho!

  1. Jéssica says:

    Aproximadamente que horas ?

    • Norma Reis says:

      Era 1:54 da manhã, aproximadamente… Estava lá no nosso site o horário; desculpe, não vi antes a sua mensagem… Mas fique de olhe naquela planilha de chuva de meteoros – não faltarão outras oportunidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: