Estrelas


    Tina Andreolla – Dra. em Física, Professora da UTFPR e pesquisadora do blog Astronomia do Portal do Professor
                 Aline Sasso – Aluna da UTFPR e integrante do grupo se estudo e pesquisa em Astronomia GEAstro

.

Dizer que a vida na Terra depende de estrelas, não é nenhum exagero. Adiante veremos por quê.

Estrelas são astros que nascem, vivem e morrem (MEDEIROS, 2010). São esferas de gás ionizado, autogravitantes. Sua fonte de energia vem de reações nucleares, através da transmutação de elementos, como a fusão nuclear de hidrogênio em hélio e na sequência, em elementos mais pesados. Têm entre 0,08 e 100 massa solar e temperaturas entre 2500K a 30000K (OLIVEIRA FILHO, 2004).

A classificação e evolução de uma estrela dependem da luminosidade/magnitude e do raio. O diagrama HR (figura 1) descoberto por Ejnar Hertzsprung em 1911 mostra a relação entre a luminosidade e a temperatura superficial da estrela.

O vídeo [http://www.youtube.com/watch?v=lENglnfrUe8] faz uma comparação entre os raios dos planetas e estrelas conhecidas.

NUCLEOSSÍNTESE ESTELAR

Como uma estrela é formada

A formação de uma estrela ocorre pelo agrupamento de uma densa quantidade de gases e poeira interestelar aonde possui geralmente Hélio e traços de elementos mais pesados, que podem ocorrer em qualquer lugar do espaço. Esse processo inicia-se a partir de grandes nuvens moleculares. Quando existir em algum lugar dessa nuvem, densidade das moléculas massivas, essas vão entrar em colapso e então a densidade central vai ser estimulada a aumentar rapidamente, enquanto a externa não. Após esse processo a temperatura central faz com que haja uma pressão e aconteça um equilíbrio hidrostático formando então o núcleo estelar, tendo assim uma proto-estrela.

A formação dos elementos químicos nas estrelas

Dos núcleos das estrelas são formados os elementos químicos, esse processo chama-se nucleossíntese estelar que vai ocorrer de acordo com o processo evolutivo da estrela, quando o elemento formado varia de acordo com a massa e idade da mesma. Segundo o site Wikipédia “uma estrela é composta em certa de 71% de Hidrogênio e 27% de Hélio e uma pequena fração de elementos mais pesados”. Quando o Hidrogênio esgotar completamente as estrelas que tem sua massa igual ou superior a 40% da massa do sol passam de proto-estrela para gigantes vermelhas e começam a fundir elementos mais pesados, aonde partes da fusão desses elementos são liberadas no espaço para a formação de novas estrelas. Para saber qual elemento uma estrela possui, é usado o espectro solar mostrado na figura 2, aonde cada elemento se apresenta em um comprimento da onda eletromagnética na faixa do visível.

Figura 2: mostra o espectro solar com falsas cores e um exemplo de elemento refletido nele, o Hélio (retirada do site http://www.seara.ufc.br/especiais/fisica/coresluz/coresluz4.htm)

A ordem dos elementos formados segue sempre dos mais leves aos mais pesados, variando os elementos de estrela para estrela. A figura 3 ilustra as camadas de uma estrela massiva prestes a se tornar uma supernova. Cada camada está processando a nucleossíntese, exceto o núcleo do ferro que permanece estável crescendo.

As camadas vão se formando na ordem como aparece na figura 3, (Hidrogênio, Hélio, Carbono, Neônio, Oxigênio, Silício e Ferro) por processo de fusão até chegar ao ferro, um elemento muito estável que não pode sofrer fusão posterior.

CONSIDERAÇÕES

Quando o assunto é estrelas, é comum surgir questões como: Existem estrelas durante o dia? A resposta é sim. O céu é totalmente estrelado, porém o brilho delas é ofuscado pela luz do sol. Estrelas são vistas durante o dia? Claro que sim. E seu brilho é tão intenso que para olhar diretamente para ela, sem prejudicarmos nosso olho, precisamos de proteção especial. Essa estrela é o Sol.

Para saber mais sobre evolução estelar, sugerimos ver os artigos http://www.if.ufrj.br/teaching/astrofis/evolucao.html e http://astro.if.ufrgs.br/estrelas/node14.htm).

Agora, confira na íntegra o episódio Estrelas do ABC da Astronomia!

One Response to Estrelas

  1. blinio chaim disse:

    ola! admiro muinto o espaço, e de como ele e formado. abraços a todos! cuide do meio ambiente pois a terra pede socorro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: