Episódio de estréia do ABC da Astronomia – Confira agora!


É com satisfação que a TV Escola lança o primeiro episódio da série ABC da Astronomia. Confira na sequência a apresentação da série pelo astrônomo e professor Walmir Thomazi Cardoso, apresentador da série. Na sequência, assista com exclusividade o primeiro episódio da série ABC da Astronomia.

ABC DA ASTRONOMIA
 
Estou muito feliz em ver concretizado um sonho antigo em parceria com a TV Escola. Desde que iniciei meus trabalhos por aqui, que esperava esse dia chegar. Quando eu comecei a apresentar e coordenar os programas Sala de Professor e Acervo para o Ensino Médio, eu ficava animado todas as vezes em que recebíamos documentários ligados a Astronomia. Era uma chance de falarmos do céu, das estrelas e de tudo que sempre me estimulou a estudar e compreender mais as ciências naturais. Minha experiência com televisão iniciou-se com uma série de programas de difusão científica sobre Astronomia. Estávamos no início da década de 1990 e os desafios técnicos para a produção de uma série desse tipo eram enormes. A série Olhando para o Céu (TV Cultura) fez bastante sucesso e tinha o mérito de ser produzida no Brasil. Jamais abandonei a ideia de continuar esse trabalho e de sofisticá-lo, contando com o arsenal de novas técnicas de animação desenvolvidas recentemente. Foi o que aconteceu agora. É isso que estamos compartilhando com o público em geral, com estudantes e professores da Educação Básica, foco central de nossa atuação na TV Escola.
 
O ABC da Astronomia é uma série de 30 programas de curta duração, cada um. Esses programas tratam de palavras ou expressões que consideramos importantes para estimular as pessoas a prosseguirem suas investigações no tema. Longe de esgotar o assunto, cada episódio empreende a leitura de um aspecto do assunto tratado. Isso mesmo! Não pense que cada verbete tratado nessa enciclopédia responderá todas as dúvidas no tempo de exibição do programa. Cada episódio também traz o desafio de produzir inquietações, impelindo o telespectador a procurar mais, pesquisando sempre, para aumentar por si mesmo os conhecimentos apresentados. Então, o ABC da Astronomia não tem a função de dicionário ou mesmo de enciclopédia. Eu diria que cada episódio é uma mola propulsora da curiosidade, coisa que a Astronomia tem de sobra!
 
A Astronomia tem o condão de levantar várias questões importantes para as pessoas em geral e particularmente para a educação. Os tamanhos, as distâncias e a diversidade apresentada pelo Universo, servem de base para compreendermos como a vida é valiosa em nosso planeta.
 
Um ponto que chama muito a atenção são as enormes dimensões envolvidas com o Universo. Um pouco de Astronomia nos ajuda a entender que estamos na superfície de um planeta com características próprias, resultado de processos complexos de transformações que envolvem esse fenômeno extraordinário que é a diversidade da vida. As imagens que usamos no ABC da Astronomia são de tirar o fôlego e por isso mesmo usamos de todos os atuais recursos para tornar as animações, um dos carros chefes dessa produção. Demos ênfase às imagens a partir da perspectiva do hemisfério sul. O Cruzeiro do Sul foi tratado com o status que consideramos merecedor e até as constelações dos índios brasileiros apareceram para caracterizar a nossa forma de ver o céu. Nem por isso deixamos de lado as pesquisas internacionais e seus importantes resultados. Também salientamos a Astronomia que não enxergamos com nossos olhos e que é praticada com instrumentos e detectores que ampliaram nossa visão do Universo. Os temas históricos da Astronomia também compareceram na série e, apoiados pelos modelos e representações, certamente poderão servir de ilustração para muitas das questões que os professores tratam em sala de aula.
 
Galáxias, Buracos Negros, Planetas, Cometas e Meteoros, inquietações e mitos sobre a Noite, o Zodíaco que tem tanto a ver com a Astronomia como com a Astrologia, os movimentos do Céu de curta e longa duração, a conquista do Espaço e os desafios de continuarmos a olhar o céu estrelado nesse planeta… O ABC da Astronomia é um passeio por tudo isso e muito mais. Um convite para todos os que se interessam pela beleza e pelos enigmas que rondam o ser humano desde que ele surgiu nesse planeta e que certamente o acompanharão na audácia e prazer da aventura pelo conhecimento nos anos vindouros! Sejam todos bem vindos a esse trabalho que serve de porta de entrada para sabermos mais sobre o que nos abarca, na mesma medida em que fazemos investigações sobre nós mesmos, nossas origens e nosso futuro!
                                                                                                                                         Walmir Thomazi Cardoso
 

Confira agora o episódio inédito:

 

Anúncios

2 Responses to Episódio de estréia do ABC da Astronomia – Confira agora!

  1. Anderson Dantas says:

    Tenho certeza que a série será um sucesso! Lembro de ter assistido atentamente a todos os episódios de Espaçonave Terra e Cosmos na TV Escola. A astronomia é uma ciência encantadora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: