Cosmonautas russos falam no Encontro de Astronomia e Astronáutica de Campos


No evento que celebra os 50 anos do voo de Yuri Gagárin, os cosmonautas Oleg Kotov e Pavel Vinogradov e os astronautas Charles Duke e Marcos Pontes contam suas experiências no espaço.

Os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Oleg Kotov falaram de suas experiências e sobre as conquistas espaciais em geral, no primeiro dia do 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, realizado no reinaugurado Teatro Trianon, de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro. Eles lembraram que 517 pessoas já estiveram no espaço (108 delas, russos), desde que Yuri Gagarin fez seu voo pioneiro, em 12 de abril de 1961 – data da qual agora se comemora o jubileu, na Rússia, no Brasil e em todo o mundo.

O 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, organizado pelo Professor Marcelo de Oliveira Souza, coordenador no Brasil dos Programas Internacionais de Ensino e Popularização da Astronomia e da Astronáutica, foi aberto na quinta-feira, 21, por Avelino Ferreira, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O evento, de responsabilidade do Clube de Astronomia Louis Cruls, com apoio do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Prefeitura de Campos, tem como parceiros a Mir Mídia e Consultoria Internacional (responsável pelo site Diário da Rússia e o programa radiofônico Voz da Rússia) e o Consulado Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro. O Encontro conta ainda com o apoio de entidades internacionais, como a organização Astrônomos Sem Fronteiras, e nacionais, como a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

Além dos dois cosmonautas russos, estão presentes em Campos os astronautas Charles Duke, da NASA, e Marcos Pontes, e também o diretor do Planetário de Pequim, Dr. Jin Zhu; a presidente do Núcleo Interativo de Astronomia de Portugal, Rosa Doran; o especialista mundial em Direito Espacial, Virgiliu Pop; o presidente fundador dos Astrônomos Sem Fronteiras, Mike Simmons; o secretário-geral da Confederação Indiana de Astrônomos Amadores, Manoj Pai; o fundador e líder do projeto de jornalismo científico “O Mundo à Noite”, Babak Tafreshi; o Coordenador Astronômico de Divulgação, Enrique Torres; e o professor de Astronomia do Instituto de Professores Artigas, Julio Blanco.

Extraído de: http://www.diariodarussia.com.br/fatos/noticias/2011/04/22/cosmonautas-russos-falam-no-encontro-de-astronomia-e-astronautica-de-campos/

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: