Astronomia


Qual a Relação Existente Entre o Deserto de Atacama, os Mineiros que Ficaram à 625 m  sob o Solo em uma  Mina de Ouro e Cobre no Chile, o Acidente com a Apollo 13  e a Astronomia ?

Adaptação: Cleovam Pôrto

O deserto de Atacama (Parte I)

O deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile, é o lugar na Terra que passou mais tempo sem presenciar chuvas, sendo registrados 400 anos sem indícios de chuva. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e árido do mundo, pois naquela região chove muito pouco, em conseqüência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Dessa forma, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Apesar de não haver chuvas é quase comum nevar em partes da região perto dos vulcões. O Deserto de Atacama pode ser comparado com algumas cidades em certas épocas como Campo Grande nos períodos de Setembro, pela causa da umidade do ar ficar mais baixa que o deserto, porém, com a temperatura menor. As temperaturas no deserto variam entre OoC à noite e 40oC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de atitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.

http://pedroferreira.web.officelive.com/MM/Atacama.html

A Apollo 13 (Parte II)

A NASA responsável pelo programa aeroespacial americano, desenvolveu vários projetos tais como: Gemini, Mercury etc. Foram muitos testes desde a Apollo 1 até a Apollo 20, sendo que a Apollo 11 levou o homem à Lua e a Apollo 13 que foi uma missão mal sucedida, todas as missões foram bem. A Apollo 11, seguiu-se outras seis missões, seriam outras nove. Entretanto, os vôos da Apollo 18 à Apollo 20 foram cancelados devido ao corte de verbas do governo americano aos projetos da NASA. Todas as missões foram bem-sucedidas, com exceção da Apollo 13 que protagonizou momentos de grande ansiedade devido a ocorrência de uma explosão no módulo de serviço que quase custou a vida dos astronautas. Esse drama foi retratado nas telas de cinema no filme Apollo 13.

Em conjunto, as missões trouxeram para a Terra cerca de 380 kg de pedras e materiais da Lua. Quando analisadas são datadas entre 3,2 e 4,6 bilhões de anos que são muito mais antigas do que  as que são encontradas na superfície da Terra. A análise dos resultados provenientes dos diversos experimentos feitos na Lua, permitiu que se chegassem aos resultados científicos a seguir.

A Lua é constituída de material rochoso, fundido ao longo do tempo, originário de erupções vulcânicas e de choques de meteoritos. Ela possui uma crostra grossa de cerca de 60 kg, uma litosfera praticamente uniforme, uma astenosfera parcialmente líquida e um pequeno núcleo de ferro; a Lua é tão antiga quanto a Terra; tanto a Lua como a Terra são formados a partir de diferentes proporções de um reservatório comum de materiais; não existe vida na Lua. Ela não contém nem organismos, nem fósseis, nem materiais orgânicos.

A Astronomia (Parte III)

O moderno estudo do Universo necessita e requer as melhores condições de observação. Ao longo das últimas décadas, estas circunstâncias levaram  à procura  dos locais ideais para a instalação de poderosos observatórios. A exigência de locais apropriados livres de poluição de ondas  eletromagnética (como é o caso das grandes metrópoles e cidades com excessiva poluição luminosa) e com condições atmosféricas resulta frequentemente na escolha de locais inóspitos e remotos: algo que os astronômos tem de suportar  (e, talvez apreciar) para obter os melhores dados astronômicos. Um dos países que reunem as melhores condições para a observação astronômica é o Chile e na África do Sul. O clima desértico que caracteriza o norte do país oferece condições ótimas para a localização de telescópios e muitos observatórios internacionais estão ali localizados: O Observatório Europeu do Sul (cidade de La Silla, extremo sul do deserto de Atacama), VLT, RITZ, NTT além de outros.  http://www.oal.ul.pt/oobservatorio/vol9/n5/pagina4.html

Mineradores Resgatados no Chile Silenciam Sobre Experiência (Parte IV)

COPIAPÓ, Chile – Os 33 mineradores chilenos iniciaram seu primeiro fim de semana na superfície depois de um resgate que fascinou o mundo, mas ainda se mantêm em silêncio sobre muitos dos tenebrosos detalhes da incrível provação que passaram nos 69 dias em que ficaram sob a terra.

O que ainda existe nos bastidores desta história é uma série de erros e falta de elementos para que se possa julgar este evento, mas, possivelmente é uma situação delicada e de muita tenacidade e vontade dos mineiros à sobrevivência. A maioria das minas de ouro, cobre e carvão etc. são as mais precárias possíveis, quase que no mundo inteiro.

Em uma complexa porém infalível operação sob o deserto do Atacama, os mineiros foram içados um a um em uma cápsula de metal um pouco mais larga do que os ombros de um homem, batizada de Fênix, como o mítico pássaro que ressurgiu das cinzas.

É muito complexo discutir todo esse emaranhado de comportamentos: físico, psicológico, fisiológicas, a temperatura do ambiente, a pressão local, a dificuldade em respirar num ambiente em que o homem não teve vivenciado até então em um longo período, a preocupação com seus entes queridos e o instinto de sobrevivência.

A conclusão a que poderíamos chegar é que o homem apesar dos ambiente inóspitos ele se comporta de uma forma tenaz e corajosa para a sua sobrevivência em ambientes extremamente nunca vividos por ele em tempo muito longo, além do que as condições de trabalho desfavoráveis, empurrados pela necessidade do trabalho. Temos que valorizar mais o ser humano, enquanto ser, e essas relações de trabalho poderiam ser melhor humanizadas, para que haja um melhor ambiente de trabalho.

Desta forma, tanto o deserto de Atacama, quanto o desastre da Apollo 13 e o acidente com o mineiros nos dá uma grande dimensão, do que o homem é capaz: da sua fragilidade e da sua inteligência. O homem é capaz de procurar e pesquisar os lugares mais difíceis para que possa ver o céu e estudá-lo, através de poderosos telescópios, como é o caso de pesquisas no deserto de Atacama.

1)   Qual a relação com o desastre da Apollo 13, os mineiros presos nas minas de Atacama no Chile e o Observatório Astronômico do qual o Brasil faz parte, na mesma região?

2)    Neste período de mudanças climáticas como se comporta o clima no deserto de Atacama?

3)    Por que razão(ões) as observações astronômicas são mais vivenciadas no deserto de Atacama?

No Livro O ABCD da Astronomia e Astrofísica, autor: J.E. Horvath, Livraria da Física Editora, 2008. Encontra-se: o disco de ouro a bordo da nave Voyager. O disco contém informações básicas da Terra tais como a posição do sistema Solar e a existência de água entre outras. A descrição completa do conteúdo está no endereço da wwweb http://voyager.jpl.nasa.gov/spacecraft/goldenrec.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: