Vida de Astronauta – Perguntas e Respostas


Norma Teresinha Oliveira Reis (normareis@mec.gov.br)

Viver e trabalhar no espaço é, no mínimo desafiador e, sem dúvida, fascinante. Aonde mais poderemos ir, além das fronteiras do oceano cósmico? Fisicamente, é realmente a fronteira final. Abaixo, apresentamos uma amostra de perguntas & respostas fornecidas por astronautas da NASA a estudantes. A fonte original (em inglês), encontra-se disponível em “Astronauts Answer Student Questions“.

Pergunta: O que os astronautas fazem na Estação Espacial Internacional (sigla em inglês: ISS)?

Astronauta realizando atividade extra-veicular. Fonte: NASA

Astronauta realizando atividade extra-veicular. Fonte: NASA

Resposta: Há muitos experimentos científicos a serem realizados a bordo. A tripulação também precisa manter a estação limpa, verificar equipamentos, manter, reparar e substituir equipamentos quebrados. Os astronautas também realizam atividade física duas horas por dia para se manterem em forma e para manter seus músculos e ossos fortes. Por vezes, os astronautas precisam realizar as chamadas “caminhadas espaciais”, que nada mais são do que atividades realizadas do lado de fora da nave espacial, usando um traje especial que protege das intempéries do ambiente espacial, como a radiação excessiva. Trata-se de um trabalho duro, perigoso, mas a paisagem é incrível. As atividades extra-veiculares, como são também chamadas, ajudam a manter o funcionamento da estação espacial.
Pergunta: A que velocidade e a que altura os astronautas viajam?
Resposta: A estação espacial viaja pelo espaço a uma velocidade de 17.500 milhas por hora em uma altitude de cerca de 220 milhas. Eles completam uma órbita ao redor da Terra a cada 90 minutos. Durante a órbita eles ficam com uma face voltada para o Sol por 45 minutos e na escuridão por outros 45 minutos. Isso significa que o Sol nasce e se põe 16 vezes por dia. Podemos ver a estação espacial do lugar onde moramos em determinadas ocasiões. Acesse http://www.jsc.nasa.gov/sightings/index.html para descobrir quando você pode observar a estação espacial.

Pergunta: Qual a duração das missões?
Resposta: As missões à estação espacial, chamadas expedições, geralmente duram seis meese. Há de 03 a 06 tripulantes o tempo todo na estação. Essa tripulação de astronautas profissionais vem dos EUA, da Rússia, do Japão, do Canadá e da Europa. O astronauta da NASA chamado Mike Lopez-Alegria realizou a mais longa missão na estação até hoje, de 215 dias. O cosmonauta (o nome que se dá aos viajantes do espaço nascidos na Rússia) Valeri Polyakov, passou 437 dias no espaço durante uma missão. A tripulação do antigo ônibus espacial era tipicamente composta de 05 a 07 tripulantes. Tipicamente, as missões duram de 02 a 18 dias.
Pergunta: Como o astronauta se sente durante um lançamento?
Resposta: Na cápsula russa Soyuz, que é utilizada por alguns astronautas para chegar à estação espacial, três pessoas ficam apertadas em um espaço pequeno. A tripulação embarca na Soyuz cerca de duas horas e meio antes do lançamento. Quando a tripulação se prende a seus assentos, eles realizam uma série de checagens pré-lançamento de todos os sistemas da Soyuz. Quando são finalizadas as checagens, a tripulação aguarda enquanto os trabalhadores na base de lançamento realizam as preparações finais dos foguetes. Um pouco antes do momento do lançamento os astronautas começam a ouvir diferentes ruídos abaixo deles e sabem que o lançamento está prestes a acontecer. Então, é como se uma grande besta estivesse despertando. Os astronautas ouvem e sentem o som e a vibração de válvulas se abrindo e fechando na medida em que os sistemas de propulsão são pressurizados. Quanto o  foguete principal sofre ignição os barulhos e sacudidas tornam-se ainda mais fortes. Lentamente, a  nave começa a subir da plataforma de lançamento. Mas, muito rapidamente a nave ganha velocidade e as cargas gravitacionais, força gravitacional ou aceleração de um corpo, aumenta. A pessoa é sacudida e então há uma explosão quando o sistema de resgate é acionado, outra explosão quando os foguetes do primeiro estágio se separam, e outra explosão quando a coifa, que protege a nave, é ejetada. Depois de todas essas sacudidas, as janelas são abertas e os astronautas podem ver a luz. Quando os foguetes do segundo estágio se separam há outra explosão e a carga gravitacional (a sensação de peso aumentada que os astronautas experimentam devido às pressões do lançamento) é reduzida. O astronauta vai de 4 g (4 g seria o equivalente a 4 vezes o seu peso) para cerca de 1,5 a 2 g. Então, o terceiro estágio é acionado; você sente um grande empurrão para frente e a carga gravitacional aumenta de novo. Cerca de 8,5 minutos depois do lançamento há uma grande explosão e a última seção do foguete é acionada da nave Soyuz. E dessa forma, o astronauta chega ao espaço. A pessoa tem a sensação de estar se virando de cabeça para baixo. Isso ocorre simplesmente porque não há mais nada que a prenda ao seu assento. Tudo flutua, inclusive o astronauta.

No ônibus espacia, os astronautas são presos a seus assentos algumas horas antes do lançamento. Na medida em que os foguetes principais sofrem ignição, o veículo inteiro começa a subir a partir da plataforma de lançamento. Sete segundos após a ignição dos engenhos principais, os motores dos foguetes de combustível sólido sofrem ignição e a pessoa sente um grande impulso. O veículo chacoalha muito e a viagem é difícil durante os primeiros dois minutos, quando você está sendo pressionado em seu assento sentindo duas vezes o seu peso. Quando os motores dos foguetes sólidos são queimados há um grande brilho de luz, quando eles se separam do tanque principal de combustível a nave é acelerada. Então, a viagem se torna mais suave. Na medida em que a nave atinge as camadas mais elevadas da atmosfera e a maior parte do combustível é consumido, o veículo sofre maior aceleração e o astronauta sofre uma pressão em seu assento, que é três vezes superior a seu peso durante os últimos 2,5 minutos da viagem. Essa pressão de 2,5 g, parece que tem um gorila gigante sentando nos seus ombros e torna a respiração difícil. Depois de 8,5 minutos após o lançamento, os foguetes principais param e imediatamente a pessoa passa pela sensação de ser sentado por um gorila, à sensação de ausência de peso. Os astronautas se preparam para o lançamento com frequência durante seu treinamento. Eles trabalham em um simulador que imita o barulho e as sacudidas do lançamento, mas não pode imitar a aceleração e velocidade de um lançamento real. Os astronautas ficam ocupados monitorando os sistemas da nave durante o lançamento, mas ainda têm tempo para aproveitar a sensação de ir de 0 milhas a 17,500 milhas por  hora em 8,5 minutos.

Pergunta: Onde os astronautas vão com sua nave? Eles vão à Lua?
Resposta: O ônibus espacial e as naves atuais que servem a estação espacial orbitam a terra a uma altitude de 120-300 milhas. Eles voam para a estação espacial, onde eles se acoplam e continuam trabalhando a bordo. No passado, os astronautas iam à estação russa MIR, e a utilizaram para visitar o Telescópio Espacial Hubble para reparos em órbita.  Atualmente, de nossa órbita acima da Terra, estamos em uma boa posição para estudar as estrelas, estudar a Terra, realizar experimentos, construir e abastecer a estação, além de aprender a viver e trabalhar na ausência de gravidade. Nem os ônibus espaciais nem os atuais veículos que realizam viagem à ISS são feitos para irem à Lua. Eles nunca carregam combustível suficiente para ir à Lua e retornar e, considerando-se que não há atmosfera na Lua, as asas seriam de nenhuma utilidade, e a nave espacial não poderia pousar. Nossa última visita à Lua ocorreu com a Apollo 17, em 1972. Atualmente, a NASA está desenvolvendo um novo foguete e nave espacial para levar astronautas a Marte e outros destinos.

Pergunta: How long do you have to train before you fly in space?
Resposta: Os astronautas estão em constante treinamento para voo espacial. O treinamento inicial envolve aprendizagem sobre os sistemas básicos da estação espacial, caminhadas espaciais, e operação do braço robótico. O candidato a astronauta continua esse treinamento enquanto aguarda designação para uma missão. Uma vez designado para um voo espacial, exige-se treinamento para sua missão, o qual pode durar até três anos. A duração do treinamento depende de quão complexas são as tarefas a serem executadas naquela missão específica. As missões para a estação espacial exigem que o astronauta fale russo, o que requer mais tempo de treinamento.

Pergunta: Que efeitos o voo espacial exerce sobre o corpo humano?
Resposta: Um corpo ‘normal’ se adaptará ao ambiente ‘anormal’ do espaço de diversas formas. Imediatamente ao entrar em “gravidade zero”, os fluidos em suas pernas e na parte inferior de seu corpo se move em direção a sua cabeça. De fato, você sente sua face mais inchada. Com exceção de ocasional dor de cabeça e congestão, os astronautas não se sentem incomodados com essa mudança dos fluidos. Alguns astronautas se sentem tontos e têm o estômago enjoado durante os primeiros dias de um voo espacial, na medida em que eles se acostumam com a gravidade zero. Depois de alguns dias, quase todos se acostumam à gravidade zero e gostam da experiência. Se o astronauta não se exercitar, seus ossos e músculos enfraquecerão. Durante seu retorno à Terra, o astronauta precisa se acostumar de novo à gravidade. Às vezes isso deixa a pessoa tonta. Depois de retornar de uma semana de voo, a readaptação pode levar um ou dois dias. Se o astronauta estiver retornando de uma missão de seis meses, pode levar diversas semanas para se sentir normal de novo.

Pergunta: O que os astronautas fazem quando não estão em missão?
Resposta: Quando os astronautas não estão em missão ou em treinamento para uma missão, eles trabalham no apoio a outras missões. Há muito trabalho no solo necessário para apoiar o desenho, preparação, treinamento e voo em uma missão espacial. Os astronautas trabalham em contrle de missão (a ‘voz’ que se comunica com os astronautas em órbita), verificam os procedimentos e as listas de tarefas que a tripulação no espaço utilizará, ajudam a verificar a estação espacial e software da nave espacial, desenvolvem procedimentos e ferramentas a serem utilizadas durante atividades fora da nave espacial ou operações robóticas, ajudam cientistas a desenvolver experimentos que serão utilizados no espaço e realizam outras tarefas de apoio à estação e ao voo das naves.

Pergunta: Que tipo de comida o astronauta come?
Resposta: Eles levam diversos tipos de comida ao espaço. Uma vez que eles não têm freezer, refrigerador, fogão ou microondas, a maior parte da comida já se encontra preparada, congelada, secada e empacotada a vácuo (significando que a água e ar foi retirada dela), ou ela se encontra termicamente estabilizada (significando tratada e empacotada para prevenir que estrague),de forma muito semelhante a comida de acampamento. Esses pacotes de comida congelada podem ser reconstituídos pela adição de água e então aquecidas em um pequeno forno. Os astronautas não querem comida que soltem água porque a água flutuaria no espaço se espalhando pela nave e poderia danificar equipamentos! Eles podem levar comida fresca, desde que comam logo no início da missão para evitar que estrague.

Pergunta: Como se vai ao banheiro no espaço?
Resposta: O vaso sanitário espacial tem algumas peculiaridades. Primeiramente, para evitar de flutuar, você precisa se amarrar para sentar no assento. Isso o prende no assento, como um cinto de segurança que você usa no carro. Depois, o vaso sanitário espacial uca um sistema de sucção para ao invés de descarga. Assim, tudo o que for feito ali será sugado.

Pergunta: Os astronautas assistem TV? O que eles fazem para se divertir?
Resposta: The space station crews can ask mission control to send them shows that they can watch
during dinner or off-duty time. They can also watch movies on their laptops. They may bring
books, music, and musical instruments with them. Some astronauts enjoy hobbies, such as
drawing, photography, and HAM radio.
During missions, astronauts are very busy. The few hours of free time may also be spent
looking out the window at the beautiful Earth below, listening to music, surfing the web, or
corresponding with friends and family back home.
Pergunta: Você pode ligar para sua família? Você tem e-mail?
Resposta: Até alguns anos atrás, não conseguíamos nos comunicar facilmente com pessoas em solo fora da sala de controle. Agora, podemos enviar e-mails para nossos amigos e família diretamente, e fazer telefonemas usando o computador. A conexão telefônica é bastante clara: nem parece que você está conversando do espaço. Muitos astronautas levam fotos de sua família em suas missões.

Pergunta: Os astronautas têm medo de viajar ao espaço?
Resposta: Um astronauta muito experiente que já voou em todos os veículos, incluindo o Gemini e o ônibus espacial, disse que se você não sente nem um pouco de medo, é porque não sabe o que está acontecendo. Os astronautas conhecem todos os riscos envolvidos em uma viagem espacial. Eles estão dispostos a correr todos esses riscos porque eles acreditam na missão de explorar o espaço e porque acreditam que o benefício compensa o risco que se corre. Apesar de esses riscos gerarem um certo nervosismo por vezes, quando eles estão no espaço, eles não deixam o nervosismo interferir em suas atividades.

Pergunta: O que os astronautas fazem quando fica doente no espaço?
Resposta: Eles levam kits de primeiros socorros e algum equipamento médico especial ao espaço. Eles também são treinados para cuidarem da maioria dos problemas médicos de pequena gravidade. Não há um médico na maioria dos voos, mas todos os tripulantes são treinados em primeiros socorros e ressuscitação cardiopulmonar. Os astronautas podem conversar com médicos em solo caso precisem de ajuda. Se alguém ficar seriamente doente no espaço, peles podem realizar uma viagem de emergência de volta à Terra.

Pergunta: O que devemos estudar se quisermos nos tornar astronautas?
Resposta: Os astronautas possuem diferentes formações, todos científicos ou técnicos. Você pode se tornar um piloto de avião a jato e um piloto de testes, o que pode lhe qualificar a se tornar um astronauta. Em geral, os astronautas são engenheiros ou cientistas com ótima formação e vasta experiência. Além disso, a NASA conta com os chamados educadores astronautas, que são professores de ensino médio que têm formação em exatas ou técnicas. Encontre uma área de que você gosta, estude bastante e faça o seu melhor na escola. Você sempre terá mais opções na vida se você sempre fizer o seu melhor.

7 Responses to Vida de Astronauta – Perguntas e Respostas

  1. Hiya! I simply would like to give an

    enormous thumbs up for the great data you will have right here on this post.
    I can be coming again to your blog for extra soon.

  2. jessica disse:

    Gostaria de saber se os planetas se aliassem e deixassem a Terra sozinha sem onde se aliar e claro ele iria cair mas cair onde?Oque tem debaixo dos planetas?.

    • Norma Reis disse:

      Os planetas, estrelas e todos os corpos celestes se sustentam pela força da atração gravitacional. No caso do nosso sistema solar, o corpo mais massivo é o Sol, portanto os planetas orbitam (circulam) essa estrela, devido à força de atração gravitacional que ela exerce sobre esses planetas. A Lua gira em torno da Terra, por sua vez, porque a Terra é o corpo mais massivo perto da Lua. Por isso, ela circula a Terra devido a essa força de atração. Devido à alta velocidade com que os planetas giram em torno do Sol, eles nunca “caem” sobre o Sol. Da mesma forma, a velocidade com que a Lua gira em torno da Terra impede que ela “caia” sobre nosso planeta. E não tem nada debaixo dos planetas. Entre os planetas, o chamado “espaço interplanetário” existe uma chamada “matéria escura”, “energia escura” – as quais ainda pouco conhecemos, radiação vinda do Sol, outras formas de radiação, fragmentos de meteoróides, lixo espacial derivado de naves e satélites desativados no espaço etc. Espero ter respondido um pouco das suas dúvidas!

  3. SE EXISTEM ATUALMENTA NAVES NO EM ALGUM PLANETAE ETC.

  4. manoel barbosa carvalho disse:

    como os astronautas fazem para retornar a terra, se a terra esta viajando em torno do sol?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 143 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: