Qual a diferença entre tempo e clima?


Embora essas duas palavras sejam muitas vezes empregadas como sinônimas no dia-a-dia, elas remetem a significados bastante diferentes. O que lhe preocupa mais? O tempo ou o clima?

A resposta correta seria – depende. Se você está saindo para uma viagem de final de semana e precisa saber se poderá aproveitar a praia ou se pode chover, você deve se informar sobre o tempo. Mas se você quiser saber, por exemplo, quão próximo da praia você pode comprar uma casa para desfrutar férias com a família, ou mesmo para morar, deve obter informações sobre o clima. Temos observado nos noticiários na TV, desastres ocasionados por índices altíssimos de precipitação, ocasionados por mudanças climáticas. Mas – qual é mesmo a diferença entre tempo e clima?

Quando falamos em “tempo”, estamos nos referindo a um estado temporário das condições atmosféricas, de minutos a meses. Trata-se basicamente da maneira como a atmosfera se comporta, principalmente no que diz respeito a seus efeitos sobre as atividades humanas. A maioria das pessoas associa tempo a temperatura, umidade, precipitação, nebulosidade, brilho, visibilidade, vento, e pressão atmosférica.

Clima se refere ao comportamento da atmosfera em períodos mais longos de tempo. Em outras palavras, é a descrição de padrões de longa duração no comportamento do tempo em uma área em particular. Assim, quando falamos em mudanças climáticas, estamos tratando de médias de longo prazo das condições atmosféricas diárias em uma dada localidade. Assim, se o verão parece mais quente atualmente, isso significa que o clima recente sofreu alterações. Alguns cientistas definem clima como a média do tempo para uma região em particular em, um determinado período, geralmente 30 anos. Quando os cientistas falam em clima, estão procurando médias em precipitação, temperatura, umidade, velocidade do vento, e outros elementos que ocorrem ao longo de um período de tempo em uma localidade em particular. Uma maneira fácil de lembrar a diferença entre tempo e clima é o que clima é o que você espera, como um verão quente, e tempo é o que você encontra de fato, tal qual um dia quente com chuvas isoladas.

Além de alterações de longo prazo no clima, há variações climáticas de curto prazo. Essa variabilidade climática pode ser representada por mudanças periódicas ou intermitentes relacionadas ao El Niño, La Niña, erupções vulcânicas ou outras alterações no sistema terrestre.

A razão para estudar clima e mudanças climáticas é que ele afeta a vida humana em todo o mundo. O aumento global da temperatura podem elevar o nível dos oceanos, e alterar a precipitação outras condições climática. Mudanças regionais de clima podem alterar florestas, colheiras, e suprimento de água. Pode também afetar a saúde humana, animais e outros tipos de ecossistemas.

No Brasil, uma ótima fonte para consultar informações sobre clima e tempo é o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia (http://www.inmet.gov.br/). Veja, por exemplo, o boletim climático mais recente disponível naquele site http://www.inmet.gov.br/html/prev_clima_tempo/prognostico_climatico_trimestral/pc/PC1102_b.pdf

Veja esse vídeo que aborda a questão do clima e suas mudanças

Informações parcialmente extraídas do site da NASA e do INMET.

Mais informações: http://www.nasa.gov/mission_pages/noaa-n/climate/climate_weather.html

About these ads

One Response to Qual a diferença entre tempo e clima?

  1. quando falamos que o dia está quente,estamos nos referindo ao tempo atmosferico,ou simplismente tempo, isto é,ás condiçoes meteorologicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 143 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: